2020/01/30

DuckDuckGo descontente com ecrã de selecção de motores de pesquisa no Android


A Google foi obrigada a adicionar um ecrã de selecção de motores de pesquisa alternativos nos Android na Europa, mas o DuckDuckGo não está satisfeito com a forma como a Google vai fazer essa pergunta.

O DuckDuckGo foi o motor de pesquisa alternativo que ficou melhor classificado no conjunto de browsers alternativos que serão apresentados no Android, mas ainda assim acha que está a ser penalizado pela Google na forma como essa pergunta é feita aos utilizadores. A ideia da Google é simplesmente apresentar um ecrã com as várias alternativas de pesquisa à escolha, para que o utilizador possa escolher a que bem entender. Mas o DuckDuckGo diz que seria preciso um pouco mais:


A proposta do DuckDuckGo é a de que a pergunta seja apresentada em dois ecrãs, com o primeiro ecrã a servir para chamar a atenção dos utilizadores e prepará-los para a decisão que terão que fazer de seguida.


No segundo ecrã seriam apresentados os motores de pesquisa disponíveis, com logotipos de maiores dimensões para serem mais facilmente identificados, a par de informações adicionais.

Um elemento curioso que é referido para ambos os ecrãs é deixar bem claro aos utilizadores que será possível voltarem a mudar o motor de pesquisa mais tarde se assim o desejarem. Uma indicação que o DuckDuckGo refere que incentiva os utilizadores a experimentarem outras opções, em vez de se limitarem a escolher a Google de forma imediata e não pensarem mais no assunto.


A questão é que, a Google foi forçada a apresentar um ecrã de selecção de motores de pesquisa alternativos; mas não me parece que seja forçada a apresentar um ecrã que incentive o uso dessas alternativas. Pelo que me parece que será difícil ver a Google a seguir estas recomendações do DuckDuckGo.

3 comentários:

  1. Tenho ambos no meu smartphone, não há grandes diferenças em termos de rapidez! O DuckDuckGo é um pouco mais rápido na minha opinião!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O objectivo não é ser mais rápido, quem usa o DuckDuckGo, usa porque dão importância à privacidade.

      Eliminar
  2. Principalmente o DuckDuckGo lite (https://duckduckgo.com/lite/)

    ResponderEliminar