2020/01/26

Fotos com GPS no Google Photos via histórico da localização


Se têm câmaras DSLR (ou outras) sem GPS mas gostariam de ter a localização associada às fotos, poderão fazê-lo de forma surpreendentemente simples, usando o Google Photos e o histórico da localização do vosso smartphone.

Muitas das câmaras mais recentes já vêm com GPS integrado para adicionar a informação da localização aos campos EXIF das fotos; mas mesmo que não tenham uma dessas câmaras, irão gostar de saber que a Google pode fazer isso de forma completamente transparente. Tudo o que é necessário é terem a data e hora correcta na câmara fotográfica digital que utilizarem, e terem também activo o registo do histórico de localização da Google - e claro, levarem o vosso smartphone convosco enquanto tiram fotografias com a DSLR.

No final da sessão, tudo o que é preciso é enviarem as fotos para o Google Photos (independentemente de seleccionarem a qualidade original, que desconta o espaço disponível da vossa conta Google, ou a opção que comprime ligeiramente as fotos, mas que disponibiliza espaço ilimitado para as fotos)... e basicamente é só isso.


O Google Photos tem a inteligência suficiente para preencher a localização provável das fotos usando o histórico da localização do smartphone e as datas / horas das fotos para determinar o local.

Se houver alguma discrepância, um salto ao Google Photos na web permite que editem a informação da localização de cada foto, assim sendo possível ajustar a localização correcta se houver algum erro significativo.

1 comentário:

  1. Sim, confirmo, tirei fotos nos Açores em 26092017 com uma D3300 e aparece a localização estimada.

    ResponderEliminar