2020/01/29

Google cria chatbot mais humano Meena


Os chatbots têm tido imensa procura para serem aplicados nas mais diversas áreas, e agora a Google revela que criou uma versão - Meena - que aparenta ser bastante mais inteligente e próxima de uma pessoal real.

Os chatbots têm-se alastrado por praticamente todos os sectores. Sempre que visitam um site e vêem uma janela a sugerir que falem com um assistente, é extremamente provável que esse assistente seja um chatbot digital. O problema é quando a conversa não segue o caminho esperado, e esses chatbots começam a revelar a sua incapacidade de lidar com a situação, resultando em frustração acrescida para o cliente.

Para tentar evitar isso, a Google diz ter conseguido criar um chatbot bastante mais humano. Este "Meena" supera, de forma bastante expressiva, todos os chatbots existentes no mercado, aproximando-se significativamente do comportamento de uma pessoa real.


Enquanto outros sistemas de chatbot, como o Xiaolce, DialoGPT, Cleverbot e Mitusuku, se ficam por uma pontuação de 31% a 56% na forma como falam com as pessoas, este Meena consegue atingir os 79% - ficando bastante próximo da pontuação de 86% obtida por humanos reais.

Quer isto dizer que em breve será ainda mais difícil saber se aquela "pessoa" com quem estamos a falar num site será mesmo uma pessoa real. Infelizmente, a Google não disponibilizou nenhum destes chatbots Meena com o qual se pudesse falar para testar e avaliar as suas capacidades de lidar com os imprevisíveis humanos (mas deverá ser apenas uma questão de tempo).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)