2020/01/29

Amazon regista todos os toques feitos nos Kindle


Tem-se dado cada vez mais atenção aos dados dos utilizadores que vão sendo recolhidos e partilhados, muitas vezes sem se saber porquê - como o caso da app do MB Way enviar dados para o Facebook - e por isso torna-se relevante tentar perceber porque motivo a Amazon está a recolher dados sobre praticamente todos os toques que os utilizadores fazem nos Kindle.

Um utilizador ficou surpreendido ao espreitar os dados que a Amazon tem sobre si e descobrir que lá pelo meio estava uma base de dados com detalhes de mais de 90 mil acções que tinha feito no seu Kindle - ou seja, praticamente todos os toques que fez no ecrã. São dados que são bastante valiosos para a Amazon, permitindo não só saber o que os utilizadores estão a fazer nos seus Kindles, como - mais importante - analisar quais as páginas mais lidas de cada livro, tempo de leitura de cada página, e toda uma infinidade de relatórios que se podem extrair desses dados.


Estes são dados que os utilizadores podem desligar na secção de privacidade dos dispositivos Amazon, mas que a maioria das pessoas nem sequer terá consciência de que existem ou estão a ser recolhidos.


Se tiverem um Kindle, poderá valer a pena dar um salto a esta secção e rever as opções que estão activadas - e a mesma recomendação acaba por se aplicar a todo e qualquer serviço.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)