2020/01/25

Google recua na apresentação dos icons dos sites nos resultados


A Google está a reconsiderar a remodelação que fez na apresentação dos resultados das pesquisas, após um coro críticas acusar a empresa de estar a tentar disfarçar a publicidade como resultados.

Há alturas em que a Google ignora por completo os pedidos dos utilizadores (veja-se o caso do Google Reader), mas quando se trata do seu produto principal - o Google Search e a apresentação de publicidade - a Google está de ouvidos bem abertos.

Recentemente a Google mudou a apresentação dos resultados das pesquisas, passando a apresentar o "favicon" do site. A medida até seria simpática, não fosse o facto de com isso a página de resultados deixar de ter qualquer diferenciação facilmente visível do que era publicidade ou não; já que a publicidade limitava-se a apresentar um pequeno icon diferente.


Uma diferença substancial, especialmente quando temos em conta que, em tempos, a Google até fazia questão de aplicar uma cor de fundo diferente aos blocos publicitários, para que não houvesse dúvidas quando ao que era publicidade e o que eram os resultados propriamente ditos:



Agora, a Google diz que ouviu as críticas e que vai voltar a estudar diferentes métodos, começando desde já por remover os icons dos sites.


Ora... a questão é que o problema não são os icons em si - que até considero simpáticos - mas sim o facto de estar a apresentar a publicidade de forma dissimulada e idêntica aos resultados finais. Voltem a aplicar uma cor de fundo, ou outro elemento facilmente identificável, e já ninguém se queixava dos icons... Mas, imagino que a Google tenha feito os seus testes e descoberto que desta forma os utilizadores clicavam muito mais na publicidade (de outra forma nem teriam feito essa alteração). E não vai ser a remoção dos icons a evitar isso; pelo contrário, sem os icons a publicidade ainda passa a ser mais indistinguível dos resultados!

3 comentários:

  1. ...don't be evil

    Dizem que o diabo está nos detalhes...

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente a Google está a seguir por um caminho terrível. Além de sobrecarregados de publicidade basta ver o YouTube com 2 vídeos e as vezes obrigatórios ainda temos de levar com publicidade dissimulada no Google search. Confesso que havendo uma alternativa seria dos primeiros a mudar.

    ResponderEliminar
  3. Isto sempre foi uma frustação para mim por isso decidi criar uma Google Chrome Extension para remover os Google Sponsored Links.

    Deixo aqui o acesso ao meu source code para quem desejar utilizar:

    https://github.com/brunocosta91/RemoveGoogleSponsoredLinks

    ResponderEliminar