2020/01/15

iPhone 9 vai marcar o adeus ao Touch ID?


Depois dos rumores que indicavam que o iPhone SE 2 chegaria como iPhone 9 mantendo o design do iPhone 8, surgem novos relatos que indicam a possibilidade de Apple dizer o adeus ao Touch ID e aplicar-lhes também o Face ID.

Segundo alguns fornecedores, a Apple quer "livrar-se" do Touch ID e por isso está a preparar um novo iPhone económico que será semelhante ao iPhone 8, mas que adoptará o Face ID, assim podendo fazer crescer o ecrã das 4.7" para as 5.4". No interior, a Apple recorreria ao mais recente A13 Bionic, tal como o que equipa os iPhone 11.

Se tal se vier a verificar, significa que o ano de 2020 marcará o fim da era Touch ID com todos os iPhones a recorrerem exclusivamente ao Face ID para a autenticação (pelo menos até que a Apple decida recuperar o Touch ID numa nova versão integrada directamente nos ecrãs).

Embora seja das pessoas que até apreciaria o regresso do Touch ID, que continuo a achar mais conveniente em alguns cenários de utilização, penso que neste momento não se justificaria a complexidade e custo acrescido da implementação do Touch ID no ecrã só para lidar com esses casos específicos. Daí que o próximo grande passo que espero que a Apple dê, seja o salto para as câmaras sob o ecrã, permitindo fazer um iPhone full-screen sem o notch que, por agora, lhe serve como elemento identificador.

3 comentários:

  1. Passei do SE (tão bom assim pequenino) para o 11 PRO e .... preferia continuar com o TouchID... Muitas das vezes dou por mim com o telefone desbloqueado só porque o tirei, meti em cima da mesa e "olhei para ele". Já por diversas vezes senti que é mais seguro com o TouchID do que com o FaceID. Não faço ideia de qual a percentagem de utilizadores com a mesma opinião.
    Seria um bom exercício - um inquérito..
    :P

    ResponderEliminar
  2. Quando é que vão compreender que a tecnologia de hardware que a Apple faz é única e exclusivamente tecnologia existente e disponível dos fornecedores? A Apple faz desenvolvimento de design e software! Por exemplo, a câmara sob o ecrã será à partida disponibilzado pela Samsung(que já tem protótipos). A Apple desde à muito tempo é maioritariamente uma empresa que gere contratos de fornecimento e assembing, isso é público, mesmo o A11 bionic é um nome de marketing, acham que uma empresa que usa processadores Intel e sempre teve processadores fornecidos nos portáteis e desktops, vai ter um processador risc de alta tecnologia próprio? Desde quando? Vão ver a lista de fornecedores e descubram quem faz os processadores deles ;-) "Bionic" kkkkkkk

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. SoCs
      GPUs
      modems 5G
      Podiamos também relembrar o "retina display" que duplicou a resolução numa altura em que o mercado não acreditava ser ainda possível; o o Face ID, ao miniaturizar um "Kinect" para ser usado num smartphone (que também se estimava demorar mais um par de anos).
      Isto são coisas públicas, há anos...

      Eliminar