2020/01/02

Lasers fazem abrir portas "inteligentes" via comandos de voz inaudíveis


Há alguns meses falamos da possibilidade de usar lasers para transmitir comandos de voz inaudíveis para dispositivos como o Google Home, smartphones, e outros. Agora, temos a demonstração de como realmente podem ser usados para coisas como abrir portas em casas inteligentes.

Os microfones utilizados na maioria dos equipamentos actuais são sensíveis aos lasers, permitindo que sejam utilizados para transmitir "som" que apenas o microfone consegue detectar. Poderia ser uma curiosidade, não fosse o facto de haver cada vez mais dispositivos associados aos assistentes de voz, incluindo fechaduras electrónicas que podem ser abertas através de comandos vocais.

Esta torna-se numa combinação perigosa, potenciando que alguém no exterior de uma casa aponte um laser para um Google Home ou Echo no interior, e transmita o comando de "abrir porta" - algo posto à prova no vídeo que se segue, e que comprova esses receios.

A parte menos má é que o processo não é assim tão simples (pelo menos por agora), e em muitos casos pode ser frustrado pelas medidas de segurança adicionais. Por exemplo, alguns comandos podem requerer a introdução de código PIN adicional, ou só serem efectuados se se tiver o smartphone desbloqueado. Ainda assim, é algo a ter em conta, e não se admirem se no futuro virem nas lojas cortinados "anti-laser"!


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)