2020/01/24

Malware Xiny é praticamente impossível de remover dos Android mais antigos


Se uns se preocupam com a data em que o seu smartphone irá receber a actualização para o Android 10; outros alertam para o perigo de um malware chamado Xiny que afecta Androids mais antigos - que ainda assim representam 500 milhões de alvos potenciais - e que é praticamente impossível de ser removido.

O malware Android.Xiny.5260 é conhecido desde 2016 e já na altura infectava alguns milhões de smartphones Android. O malware em si parece não fazer nada de "especial", limitando-se a fazer downloads de apps (sem dúvida como parte dos serviços contratados para inflacionar o número de downloads de apps e de deixarem avaliações positivas) mas o que o distingue dos demais é que parece ser praticamente impossível removê-lo dos equipamentos infectados.

Isto porque o malware obtém o acesso root, substitui ficheiros do sistema, e até chega ao ponto de remover outras ferramentas de acesso root que possam estar instaladas, para que o utilizador fique sem acesso. A partir desse momento torna-se extremamente difícil conseguir eliminá-lo completamente, sendo que a forma mais recomendada e segura é a de reflashar o equipamento com um firmware original "limpo".

A única parte positiva é que este malware apenas parece afectar equipamentos Android com versão 5.1 ou anterior. Ou seja, qualquer smartphone dos últimos anos deverá estar a salvo do Xiny; mas isso não impede que ainda seja um risco para os cerca de 500 milhões de equipamentos ainda em utilização com versões vulneráveis. Nada como espreitar se existe uma versão mais recente, estilo LineageOS, mas considerando que estamos a falar de smartphones com mais de 5 anos... penso que as probabilidades serão reduzidas.

2 comentários:

  1. Se souber usar a interface ADB/FASTBOOT é simples de removê-lo. (Instalando o sistema limpo, obviamente.)

    ResponderEliminar