2020/01/23

MS vai mudar motor de pesquisa para o Bing no Chrome dos utilizadores do Office 365

A Microsoft parece estar a querer adoptar as tácticas habitualmente associadas a instalações de extensões duvidosas, forçando a instalação da sua extensão Bing Search e mudando o motor de pesquisa para o Bing no Chrome dos utilizadores do Office 365 Pro Plus.

Poderia pensar-se que com todas as décadas de experiência que possui, a MS já teria aprendido que os utilizadores raramente apreciam este tipo de liberdades - especialmente quando nem sequer lhes é dada qualquer opção de escolha (até algumas extensões de adware / malware oferecem pelo menos uma checkbox na instalação de outros programas que permite dispensá-las). No entanto é mesmo isso que volta a acontecer, com as novas instalações do Office 365 Pro Plus a virem com a extensão Microsoft Search in Bing para o Chrome, que entre outras coisas vai mudar o motor de pesquisa para o Bing.

A Microsoft tenta explicar que não vê nada de errado nisso, e que os utilizadores são livres de voltar a mudar o motor de pesquisa para qualquer outro - ignorando o pequeno detalhe de nem sequer lhes ter pedido permissão para o alterar para o Bing! - e que também é possível desinstalar a extensão - novamente, sem que nunca tenha perguntado aos utilizadores se a queriam instalar.

É uma péssima manobra por parte da MS, que vem manchar a nova imagem que tinha vindo a criar ao longo dos últimos anos; e que faz temer que outros abusos se poderão seguir. Um destes dias veremos o Windows 10 a mudar o browser pré-definido para o Bing, ou a redireccionar os utilizadores para o office online quando tentam aceder ao Google Docs? Seguramente também dirão que não há nada de errado nisso e que estão apenas a ajudar os utilizadores.

5 comentários:

  1. Estou a imaginar uma grande fatia de pessoas que de um momento para o outro simplesmente vão pensar: o sitio de pesquisa está diferente, gostava mais do outro, porque é que mudaram isto? E passam a usar o bing porque é o que aparece agora.

    ResponderEliminar
  2. Epah logo agora que estava a voltar a gostar da MS voltam à carga com estas palhaçadas

    ResponderEliminar
  3. E alguém acha que a Google vai aceitar isto de bom agrado ?! Não admirava nada que a Google implementa-se no próximo Chrome um bloqueio a esta ideia descabida da MD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou a próxima actualização do Chrome forçar a instalação de Linux e remover o Windows 10. :)

      Eliminar