2020/01/22

NAS TerraMaster F5-422 vem com 10GbE

Destinado às pequenas e médias empresas, o TerraMaster F5-422 é um NAS de 5 baías que se destaca por vir com uma ligação Ethernet de 10GbE num segmento de preço onde não é habitual.

Permitindo a instalação de até 5 discos, o TerraMaster F5-422 pode suportar até 80TB (usando 5x 16TB) e vem com um CPU Intel Celeron J3455 Apollo Lake, 4GB de RAM (expansível a 12GB),  e para além da incomum porta de 10GbE neste segmento, tem também duas portas adicionais de 1GbE cada, duas portas USB 3.0 e também uma saída HDMI - embora não esteja vocacionado para ser um media player.

É possível usar toda uma variedade de modos RAID, incluindo RAID 1, RAID 5, RAID 6 e RAID 10, e também uma série de ferramentas e aplicações disponíveis no sistema TOS 4.1 da TerraMaster; incluindo a possibilidade de se usar um SSD como cache para acelerar o desempenho - o que poderá ser recomendável quando se quiser levar este NAS aos limites, como quando se quiser dar uso à sua capacidade para suportar o acesso simultâneo de até 500 utilizadores.

Quanto instalado numa rede 10GbE, será possível fazer transferências de até 650MB/s e 670MB/s em leitura e escrita usando o modo RAID 5 (usando discos Seagate IronWolf).

O preço começa nos $599.99 para o NAS sem discos; o que se revela bastante atractivo para pequenas empresas que precisem de um NAS que não esteja limitado à tradicional ligação de Ethernet de apenas 1 Gigabit.

4 comentários:

  1. Sugestões de NAS para ter em casa...?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai depender sempre dos requisitos. As principais marcas tem muita oferta disponível, com inúmeras funcionalidades.
      Eu tenho um gama de entrada de duas baías, que só lhe falta tirar cafés e fazer transcoding, algo que não necessito. Podia ser melhor em alguns aspectos, podia, mas para mim, está perfeito.

      Eliminar
    2. O modelo base deles é bastante interessante: https://amzn.to/30TSg81

      Eliminar
    3. Obrigado! :)
      Pretendo algo para armazenamento, principalmente de fotos e vídeos, com redundância.
      @Carlos, essa parece-me bastante bem.

      Eliminar