2020/01/13

Skyworth mostra OLED transparente translúcido


Depois dos ecrãs OLED transparentes, a Skyworth adiciona-lhes um novo truque: a capacidade para ficarem translúcidos.

Há vários anos que temos visto ecrãs OLED transparentes a serem promovidos para aplicações na área da publicidade, mas a Skyworth parece ter também ideias para os fazer chegar a locais onde possa ser necessário que actuem como ecrãs de protecção de privacidade. Num dos seus protótipos, para além de poder ficar completamente transparente, é possível fazer com que o ecrã passe a ficar translúcido, permitindo a passagem de luz mas de forma completamente difusa, impedindo que se veja o que se passa do outro lado.

Uma funcionalidade que será bem vinda, já que, ao contrário do que acontece com os LCDs transparentes, nos OLEDs não é possível escurecer o ecrã para que fique "opaco".

Embora não sejam dados detalhes, suspeito que seja efectivamente a aplicação de um painel como o que é usado nos vidros ditos "inteligentes" (smart glass), que podem ficar transparentes ou translúcidos ao toque de um botão. Poderia ser igualmente interessante combinar tudo isto com um LCD transparente, e assim poderia ficar, transparente, translúcido, ou escurecido! :)

1 comentário: