2020/02/02

A misteriosa constante de Feigenbaum


Porque, por vezes, tudo o que é preciso para transformar a matemática de uma coisa aparentemente chata em algo fascinante, nada como espreitar o estanho comportamento de algumas equações e constantes.

O mais recente episódio do Veritasium aborda precisamente este tema, mostrando o comportamento peculiar de funções relativamente simples, e de como esse comportamento se alastra às mais diversas áreas que à partida se pensaria não terem qualquer coisa em comum: indo do crescimento de populações de animais, a fractais, de como os olhos reagem à luz, e até a gotas a pingar de uma torneira.

Será impossível chegar ao fim e perguntar porque é que nas escolas não nos apresentam às constantes de Feigenbaum, que por si só poderiam ser capazes de fazer com que muitos alunos decidissem seguir essa área...

2 comentários:

  1. Não tenho os fundamentos matemáticos, mas fico pensando se seria possível fazer uma regressão das bifurcações até se encontrar a primeira. Digamos, se eu soubesse apenas as coordenadas das 32 bifurcações no 5° nível, seria possível conhecer as coordenadas da origem da primeira bifurcação? Se sim, como fazê-lo?

    ResponderEliminar