2020/02/02

A rede pneumática de energia de Paris


Nas décadas finais do séc. XIX, em Paris existia uma curiosa rede de distribuição de energia através de ar comprimido.

Raras vezes pensamos em como seria a vida nas grandes cidades antes da existência da electricidade. No entanto, mesmo antes das redes de distribuição de electricidade se terem tornado comuns, haviam casos bastante curiosos de formas alternativas de fazer chegar energia a todo o lado. Em Paris, a origem deste engenhoso sistema pneumático remontam a 1879, quando foi instalado como forma de manter os relógios públicos sincronizados, através de um impulso de ar comprimido a cada minuto.

No entanto, Viktor Popp, criador deste sistema, rapidamente começou a pensar em como esta rede poderia ser melhor utilizada, e em 1886 iniciava as operações de uma rede pneumática com pressão permanente, que era utilizada por diversas empresas, incluindo oficinas, carpintarias, e outras, como fonte de energia motriz para as suas máquinas. Poucos anos mais tarde, essa mesma rede servia para accionar geradores eléctricos, fazendo chegar electricidade a diversos pontos da capital francesa.

[Os tubos acompanhavam o sistema de esgotos]

Mesmo se nas décadas seguintes a electricidade se viesse a tornar na forma de energia preferencial, a rede pneumática parisiense manteve-se em operação por mais de 100 anos; sendo que na década de 70 e 80 ainda até ganhou bastantes novos clientes: os dentistas. Só em 1994 é que a rede foi oficialmente encerrada, colocando um ponto final nesta rede de energia pré-eléctrica que já se expandia por mais de 900 km de tubos e era utilizada por mais de 10 mil clientes.

5 comentários:

  1. New York por exemplo tem um sistema desses mas de vapor. Serve para habitações (aquecimento por exemplo), restauração (limpar os pratos a vapor), empresa de limpeza, e mais alguns usos. Ainda hoje é usado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente quando lá estive vida essas fumarolas a sair dos esgotos

      Eliminar
    2. Isso é da temperatura exterior ser inferior à da água dos esgotos. Não tem haver diretamente com esse sistema. Se fores no inverno a Inglaterra, Alemanha, etc vês isso também.

      Eliminar
  2. E como geravam o ar comprimido na central?

    ResponderEliminar