2020/02/06

Cadillac Escalade estreia ecrã OLED curvo da LG


O novo Cadillac Escalade, modelo de 2021, vai estrear a utilização de um ecrã OLED curvo da LG num automóvel de produção comercial.

O monitor P-OLED será uma das peças centrais do novo SUV da Cadillac, que assim se torna no primeiro veículo a integrar o sistema P-OLED Digital Cockpit Solution (DCS) da LG. O ecrã panorâmico de 38" que se expande pelo habitáculo é composto por três painéis P-OLED individuais, com o maior deles a ter 16.9" de diagonal. Os três ecrãs curvos compõem o IPC (Instrument Panel Cluster), exibindo informações básicas relacionadas com o veículo e o ICS (Integrated Central Stack), funcionando como um centro de infotainment com conteúdo de áudio, vídeo e navegação.

O sistema inclui ainda recursos como navegação com Realidade Aumentada e Night Vision (visão nocturna) contribuindo para a segurança activa do condutor e passageiros.

Embora por agora este seja um sistema que apenas se deverá ver instalado em veículos topo de gama, é de esperar que, tal como as demais tecnologias, eventualmente possa chegar aos segmentos mais acessíveis e ser apreciado por muito mais condutores. A reduzida espessura dos ecrãs OLED e a sua capacidade de acompanharem superfícies curvas faz com que possam ser aplicados em locais e com formas que não seria possíveis com outras tecnologias de ecrã, dando também muito mais liberdade aos designers para criaram interiores de veículos verdadeiramente diferenciados e únicos.

2 comentários:

  1. Espero bem que esse OLED não sofra de burn-in, porque meter um HUD de carro num OLED que possa sofrer burn-in é a pior idea de sempre.

    ResponderEliminar
  2. Mas o Porsche já tem um ecrã curvo!

    ResponderEliminar