2020/02/01

China já vai falando do 6G com 1TB/s


Enquanto o mundo ainda vai aguardando para ver as vantagens práticas do 5G, a China vai já falando da próxima geração 6G que deverá permitir atingir velocidades de 1TB/s!

Se pensavam que atingir velocidades de 1Gbps num smartphone já seria completamente ridículo (de notar que as nossas redes domésticas, na sua maioria, não são capazes de superar 1Gbps), o que se poderá dizer das indicações que estão a ser avançadas para a próxima geração 6G?

A China diz já ter dado indicações para o início dos estudos para a próxima geração das comunicações, e que o 6G permitirá atingir velocidades de 1TB/s. E atenção que não estamos a falar de terabits mas sim de terabytes(!) por segundo.

No entanto, isto são por agora apenas números que servirão para "dar que falar", já que as redes 6G só deverão começar a aproximar-se da realidade lá para 2030. E se nos últimos anos pouco ou nada se fez no sentido de evoluir as redes por cabo Ethernet para além do 1Gbps, não me poderão culpar por ficar um pouco céptico sobre o impacto prático efectivo que este tipo de promessas poderá ter. Dito isto, sem dúvida que ter redes com 1TB/s abriria possibilidades bastante interessantes - mas aposto que continuaríamos a ter ecrãs de espera para carregar apps, actualizar apps, arrancar o sistema, etc.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)