Idealizado para as salas de estudo como uma forma prática de demonstrar que se pode comprovar que a Terra é esférica, este Eratosthenes-inator presta homenagem a Eratosthenes, o cientista grego que o fez há cerca de 2200 anos.
É absurdo que, milhares de anos após cientistas sem acesso à tecnologia que temos hoje terem demonstrado que a Terra é esférica (e até terem calculado o seu raio), continuem a existir pessoas que fecham os olhos a tudo o que têm à sua frente e advogam que a Terra é plana.
[Quem não quiser dar uso aos neurónios para contas, só precisa literalmente "ver passar navio"]
Este Eratosthenes-inator é uma simples superfície curva que permite replicar dentro de uma sala de aula as mesmas experiências que foram feitas por Eratosthenes para calcular o raio da Terra e verificar os efeitos de uma terra esférica, tal como acontece se foram "lá para fora" para o terreno.
Espera-se que, mesmo aquelas pessoas que se pudessem estar a deixar seduzir por essas teorias sem sentido possam, com algo deste tipo, relembrar como é fácil desmistificar essas teorias, como já era feito há mais de dois mil anos. E pronto, nem vamos vamos referir o absurdo que é essas pessoas que acreditam na Terra plana confiarem plenamente no GPS dos seus smartphones e carros... talvez desconhecendo que todo o sistema de localização por satélite funciona por termos uma Terra esférica... enfim...
Enfim digo eu, este site devia simplesmente expor, sem ser tendencioso. Limita-te a divulgar e não tires conclusões nem chames mentecapto a pessoas. Retrata-te e pede desculpas.
ResponderEliminarPela conversa, a carapuça serviu-te...
EliminarUi, temos um fanático, quem precisa de se retratar és tu meu caro, agressividade não te falta, não gostas das notícias deste site ( como escreves ) tens bom remédio.
Eliminar1° troll do ano!
EliminarParabéns, entraste mesmo a matar, mereces ir à final!!!
ehhh lá! todo mandão o maninho.
Eliminarmete menos Facebook nesse teu dia a dia. e depois vem pedir desculpa aqui à malta
hahahaha lol so este maluco para fazer esquecer o corona virus
EliminarAcredito que seja um sintoma de uma qualquer doença do foro psiquiátrico.
ResponderEliminarDe fato é completamente incompreensível que no século XXI alguém venha defender teorias de Terra plana, eu há uns meses abri um vídeo alusivo a estas teorias, não consegui estar a ver mais que 5 minutos é de vomitar.
ResponderEliminarDe mal educados está o mundo cheio. O meu post era dirigido ao mentor deste site, e aguardo sua resposta. As minhas conviccões não foram expressas aqui, simplesmente não gostei das insinuações e má criadagem do conteúdo. Pelos vistos não sabem os limites da vossa liberdade de expressão. Sois o fruto da abrilada à vista de todos.
ResponderEliminarO mentor deste site agradece o facto de ter leitores que são perfeitamente capazes de evitar que desperdice preciosos segundos a discutir com alguém que fecha os olhos a evidências científicas que pode comprovar por si próprio sem ter que acreditar em "ninguém".
EliminarDito isto, qualquer outra tentativa de difundir desinformação a esse respeito, será simplesmente eliminada por respeito aos demais leitores - pois também acredito que tenham melhor uso a dar ao seu tempo.
Este Carlos indignado fez-me lembrar de uma colega de turma do 7º ano, nos anos 90, sentada ao meu lado na aula de história. Quando se começa o ano, abordam-se os homens pré-históricos, ela nessa altura vira-se para mim e diz que não acredita em nada daquilo, porque não está na bíblia.
EliminarOu seja, não valeram de nada todos aqueles anos de educação que a rapariga teve antes e depois, ela já vinha com aquelas ideias fundamentalistas de casa.
Não há nada a fazer com esta gente, a sua ignorância já está entranhada, estamos a perder tempo e a gastar o nosso latim com elas.
Lembrei-me logo deste. LOL
ResponderEliminarhttps://www.youtube.com/watch?v=d2AuQfMUC9A
Como assim a Terra não é plana? Então tenho de deitar fora toda a "sabedoria" do youtube e outras redes sociais?
ResponderEliminarFelizmente, no YouTube também temos excelentes presenças que valem bem a pena seguir, como é o caso do Dr. Neil deGrasse Tyson ou, o David Marçal no Facebook.
EliminarE
isto para referir apenas dois exemplos, porque há muitos mais!
Problemático é estarmos numa era onde literalmente as pessoas podem ir ao espaço, podem meter-se numa avioneta e a uns 3000 metros de altitude já se consegue ver a curvatura, e mesmo assim vão nestas patranhas... se isto é assim para algo fácil de comprovar que é falso imagine-se aquelas coisas que depende do desenvolvimento interior das mesmas.
EliminarA teoria da Terra Plana tem seguidores por todo o globo.
ResponderEliminar