2020/02/29

Ecrã LED de madeira para jogos com Raspberry Pi


Tirando partido do facto incomum de ver uma superfície de madeira iluminar-se como que por magia para se transformar num ecrã para jogos (e não só), eis este curioso projecto que mostra como criar um ecrã LED de madeira.

Não faltam projectos que nos mostram como se pode usar um Raspberry Pi para criar uma máquina de jogos que até permite emular todos os jogos clássicos das máquinas arcade e consolas de outros tempos. Desta vez, o projecto é um pouco mais criativo e original, já que em vez de recorrer a um LCD, se cria um ecrã constituído por fitas LED escondidas atrás de uma fina película de madeira.

O efeito final é bastante atractivo, já que se tem um painel de madeira aparentemente convencional que pode ser enquadrado em qualquer tipo de decoração... mas que se pode iluminar e transformar num ecrã para diversos jogos (Worm, Tetris, Pong, etc.)

Não menos interessante, nada nos impede de usar este "ecrã" para qualquer outra função, por exemplo, apresentar informação sobre o estado do tempo (talvez com uns icons "pixel art"), notificações urgentes, etc. E até temos uma pequena secção com um painel LED de maior resolução, capaz de apresentar texto e números com maior detalhe, que neste caso é utilizado para mostrar a pontuação dos jogos, para o que for preciso.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)