2020/02/22

Elon Musk quer Starship no espaço ainda este ano


O facto de nenhum protótipo da Starship ter ainda deixado o solo não impede Elon Musk de definir a ambiciosa meta de ver a Starship atingir a órbita terrestre ainda durante este ano (2020) - mesmo que para isso se tenha que enfrentar algumas explosões.

Elon Musk parece não querer ficar limitado pelos tradicionais ciclos de desenvolvimento demorados que estão associados à indústria aeroespacial, e para isso avança com um plano bastante acelerado com o qual pretende ter uma das suas Starships no espaço ainda este ano. Para isso aposta num sistema de rápido desenvolvimento, com várias unidades a serem produzidas em simultâneo, e onde cada uma conte com melhorias face à versão anterior.

Depois dos danos no primeiro protótipo as atenções voltam-se para o SN1, que neste momento está na fase final de montagem, e que poderá começar os testes de abastecimento em Março, seguido de um teste de disparo estático de motor e, se tudo correr bem, prosseguir para o primeiro voo (até 20 mil metros). No entanto, não será este a chegar ao espaço. Musk diz que isso só deverá ser feito com o SN3, SN4 ou até SN5; e que será provável que lá pelo meio se assistam a algumas surpresas explosivas, já que os erros também fazem parte do processo de aprendizagem.

Por agora, acho que todos ficaremos satisfeitos em ver este gigante elevar-se do solo, nem que seja apenas por uma dezena de metros, e voltar a pousar. E de preferência sem as tais celebrações explosivas inesperadas. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)