2020/02/27

Etsy impõe novas comissões aos vendedores


A popular plataforma de venda de produtos manuais Etsy está a arreliar os seus vendedores com a imposição de uma nova comissão por publicidade a que a não podem escapar.

O Etsy decidiu unilateralmente que vai começar a apresentar publicidade a produtos dos vendedores, e cobrar uma comissão de "pelo menos" 12% sobre cada venda. Todos os vendedores serão automaticamente inseridos neste novo programa, sendo que aqueles que venderem mais de 10 mil dólares serão obrigados a permanecer lá, quer queiram quer não (os que venderem menos poderão desactivar a sua participação).

A medida está a desagradar profundamente aos vendedores, que habitualmente vêm a plataforma cobrar-lhes apenas 5% de comissão. Ainda por cima, esta comissão "publicitária" será calculada em valor do valor final da encomenda, passando a incluir o custo dos portes, e será a somar à percentagem de 5% habitual. No fundo, o Etsy decidiu ir buscar mais dinheiro às vendas, sem que os vendedores possam fazer algo quanto a isso.

Hoje é esta taxa publicitária de 12%, amanhã poderá ser mais uma taxa de 25% ou qualquer outro valor por serviços "de manutenção".

1 comentário: