2020/02/10

Huawei vai pré-instalar 70 apps Android mais populares nos seus futuros modelos sem Play Store


A Huawei parece estar a preparar-se para recorrer a uma táctica radical para minimizar o impacto da ausência da Play Store da Google nos seus próximos modelos: fornecer os seus smartphones com as mais populares apps Android pré-instaladas de fábrica.

Comprar um smartphone e descobrir que não se tem acesso à Play Store seria um suicídio nos mercados ocidentais, mas essa ausência poderá não ser tão notada (imediatamente) se os utilizadores descobrirem que as apps que mais utilizam continuam a estar disponíveis e, neste caso, até já vêm instaladas e prontas a funcionar. É um cenário que resultará numa experiência bastante mais agradável para os potenciais compradores dos futuros Huawei (como os novos P40), mas que obviamente não será uma solução perfeita para todos.

As frustrações começarão assim que algum utilizador desejar instalar outra app Android e descobrir que não tem acesso à Play Store da Google, ou de que as muitas apps da Google ou que dependam dos seus serviços também permanecem ausentes.

No entanto, dentro das limitações com que a Huawei tem que lidar, não deixará de ser uma das melhores técnicas possíveis, resolvendo a questão para aqueles utilizadores que se limitarão a usar a "dúzia de apps" do costume; sem impedir que os outros se dêem ao trabalho de descobrir como adicionar a Play Store ao seu smartphone, mesmo sendo de forma não-oficial (algo que me parece inevitável).

2 comentários:

  1. Ou então quando alguma app deixar de funcionar porque necessita ser atualizada e como não tem Play Store, as apps não atualizam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Actualizam, tal como actualizam as suas app, através da app store da Huawei. Isto para não falar noutras situações, como a app do Facebook que vinha pré-instalada nalguns smartphones, e que faz a actualização "directa" através de um "Facebook updater" sem ser via Play Store.

      Eliminar