2020/02/23

Model 3 faz 563 km em novo teste de autonomia


Ajudando a sossegar os que sofrem de ansiedade da autonomia dos carros eléctricos, um novo teste da Consumer Reports nos EUA comprovou que o Tesla Model 3 consegue obter uma autonomia real de 563 km.

A constatação, saudada por Elon Musk, serve também para comprovar que a estimativa WLTP utilizada na Europa se revela bastante mais realista que as estimativas EPA usadas nos EUA. Nos EUA o Model 3 tem a indicação de autonomia de 498 km, que foi amplamente superada - embora, por outro lado, dê também maior segurança aos condutores que tiverem um estilo de condução mais "gastador", ou que estejam a conduzir em condições mais penalizadoras (frio extremo, calor extremo, etc.) Por cá, este resultado bate certo com a estimativa de 560 km que é indicada no site da Tesla para o Model 3 Long Range.



O que é certo é que, de uma forma ou de outra, com autonomias efectivas acima dos 500 km, se contribui para sossegar todos os condutores que não conseguem deixar de usar a questão da autonomia como factor de eliminação para a compra de um automóvel eléctrico. Com 560 km estamos a falar da possibilidade de fazer uma viagem directa Porto-Faro (se não se cometerem abusos - embora, de qualquer forma, não seja recomendável passar 5 horas seguidas a conduzir e fosse fácil dar um pouco de carga num posto Supercharger durante um almoço ou lanche), ou Porto-Lisboa sem qualquer preocupação.

Senão, podem sempre esperar pelo Cybertruck tri-motor, que virá com autonomia para mais de 800 km... e colocará um fim definitivo nessa questão.

8 comentários:

  1. Qt tempo +- demora um Model3 a carregar num Supercharger ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. depende da percentagem a que chegas lá.

      Acho que 35min de 20 a 80%

      Eliminar
  2. O problema não é só autonomia, o custo final é o mais importante!
    Para o tuga normal, só mesmo vê lo por aqui 😁

    ResponderEliminar
  3. Se tiverem um, vao ver que se mantem nos 500km e nao 560. Provavelmente nao foi um teste realistico

    ResponderEliminar
  4. Vai ser lindo ver as bermas das autoestradas cheias de carros parados sem bateria.

    ResponderEliminar
  5. Como tudo na vida, é preciso saber gerir, planear, mas que os carros elétricos são o futuro, e já presente.
    Seu que é difícil para alguns apaixonados dos automóveis compreender isso, mas terao que aceitar e ver cada vez mais eléctricos na estrada, e um dia vão ter um, aí vão, vão .

    ResponderEliminar
  6. Tesla model 3 long range. Testado em primeira mão, percurso de 300km. Velocidade media de 130km/h e com AC ligado. Chegou ao destino com 16% bateria

    ResponderEliminar