2020/02/05

Primeira TV LG OLED 8K já disponível em Portugal


Não querendo ficar para trás na corrida ao Ultra HD 8K, a LG faz chegar a Portugal o seu primeiro televisor OLED 8K, com 88".

Depois de já ter conquistado a preferência de muitos consumidores com os seus televisores OLED 4K, a LG avança para o patamar seguinte, dos 8K - e sem perder a oportunidade para mandar a indirecta à Samsung de que aqui se trata de resolução 8K real.

A LG OLED 8K que acaba de ficar disponível em Portugal assume a dianteira no que diz respeito à qualidade, cumprindo as normas de resolução internacionais com uma modulação de contraste (CM) de 91.8%, quando o valor de referência deve ser de 25% ou superior segundo a ISO. Quanto mais elevado for este valor melhor é a definição das linhas pretas e brancas, independentemente do número de pixeis. A tecnologia OLED permite que cada um dos seus 33 milhões de pixeis emita luz, podendo ser activado e desactivado de forma independente - e que resulta naquelas diferenças bem visíveis mesmo face aos local dimming mais avançados dos LCDs.


Dito isto, a grande questão é que nesta fase continuamos sem ter acesso a conteúdos 8K, e não é previsível que os mesmos venham a ser disponibilizados a curto / médio prazo. Pelo que, por agora, os compradores destes modelos terão que se contentar com os algoritmos AI de upscaling que prometem melhorar a qualidade de imagem. Se é algo que se justifica face a optar por modelos 4K e aguardar mais uns anos antes de dar o salto para o 8K, isso ficará ao critério (e carteira) de cada um.

2 comentários: