2020/02/11

Tesla prepara suspensão pneumática para o Model 3?


O Tesla Model 3 pode estar prestes a ficar com um comportamento bastante mais dinâmico, graças a um sistema de suspensão pneumática adaptativa, como a que existe nos Model S e Model X.

Inicialmente disponível como opção nos Model S e Model X, a Tesla posteriormente decidiu aplicar a "Smart Air Suspension" de série a ambos os modelos. De fora ficou o mais económico Model 3; mas agora que os problemas do arranque da produção já foram superados, a Tesla está prestes a recuperar essa opção, agora para o seu modelo mais bem sucedido.

Essa intenção foi denunciada pela descoberta de uma nova cablagem no catálogo de peças da Tesla, que refere expressamente a presença de suspensão "Air" no Model 3.


Seria simpático se, tal como aconteceu nos outros modelos, a Tesla conseguisse fazer com que a economia de escala permitisse a aplicação desta suspensão pneumática a todos os Model 3, evitando a necessidade de gerir a produção de modelos com diferentes tipos de suspensão. Ainda para mais sabendo-se o quanto este tipo de suspensão "activa" contribui para a segurança do veículo.

Mas por agora, há que esperar para saber quando é que esta suspensão ficará disponível no Model 3, o que deverá acontecer em breve, pois a Tesla seguramente não quererá arriscar que muitos interessados comecem a suspender ou adiar a compra para aguardarem por esta nova suspensão.


Actualização: Elon Musk já veio dizer que está "incorrecto" e que os Model 3 e Model Y não têm nem terão suspensão pneumática, e que isso está reservado para o S, X e Cybertruck. Declaração que não deixa de ser um pouco estranha ao eliminar essa possibilidade até de modelos como 3 Performance, que vai para valores que já justificariam esse extra.

Actualização (30/03): Voltam a surgir novas referências à suspensão pneumática no Model Y.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)