2020/02/11

App do MAI envia dados para Facebook e Google


A app MAI Mobile do Ministério da Administração Interna dá acesso a vários programas de segurança nacionais (como o Programa Estou Aqui Crianças), mas inexplicavelmente partilha informações com o Facebook e a Google.

Estando-se cada vez mais consciencializado para a necessidade de partilhar o mínimo de dados possíveis para precaver contra o tracking exaustivo que é feito, vai-se prestando cada vez mais atenção às apps e serviços e - particularmente - ao tipo de dados que são recolhidos e com quem são partilhados.

No caso da app MAI Mobile, uma rápida análise detectou que a app estará a partilhar dados excessivos com o Facebook.





A app tem acesso aos dados da localização GPS, mas sendo isso algo que se pode considerar indispensável para o uso da app, já que oferece várias funcionalidades relacionadas com a localização.

Não tão indispensável seria a utilização dos serviços da Google para efeitos de análise estatística (analytics). Mas menos ainda será o recurso a diversos serviços do Facebook, que para além das estatísticas incluem também o serviço de login, share (partilha) e places (locais).

Tendo em conta a app que é e o seu propósito, não deixará de ser infeliz estar a oferecer todos estes dados a uma empresa que repetidamente vai estando envolvida em escândalos relativos aos abusos na recolha, partilha e utilização dos dados que vai acumulando sobre os utilizadores. E, se nalgumas situações isso até poderá ser "inevitável", numa app do Ministério de Administrarão Interna de Portugal penso que seria de evitar.

2 comentários: