2020/03/30

Notícias do dia

NOS continua a bloquear domínios legítimos; VW esclarece 7 mitos sobre carros eléctricos; Coronavirus reduz poluição em Portugal (e no mundo); como fazer um Pi-Hole com ecrã e um RPI; campanha de crowdfunding da Chuwi propõe um AeroBook Pro 15.6 com ecrã 4K por €456; Huawei P40 Pro+ usa "super-periscópio" para zoom óptico 10X; o insólito caso do porta-aviões dos EUA que não consegue evitar sanitas entupidas; e ainda uma assustadora demonstração do poder do acesso à localização dos smartphones.

Antes de passarmos às notícias de hoje, relembro que já temos novo passatempo gadget da semana, que desta vez te dá oportunidade de ganhares um kit Arduino Uno R3 com dois touchscreens LCD; e ainda te podes habilitar a alguns exemplares do livro Big Data da FCA. É também a altura ideal para aderires ao nosso Clube AadM+ que oferece vantagens e passatempos exclusivos mensalmente.

YouTube limita qualidade máxima a 480p na Índia




Depois de ter baixado a qualidade pré-definida na Europa (e posteriormente expandir esta medida a todo o mundo), o YouTube dá mais um passo para evitar sobrecarregar as redes neste período de coronavirus, limitando a qualidade máxima dos vídeos na Índia a uns reduzidos 480p.

Desta vez não se trata de aplicar uma qualidade pré-definida que os utilizadores poderiam melhorar através da selecção manual da qualidade, mas sim a de não disponibilizar qualquer qualidade acima dos 480p. No entanto esta limitação parece estar a ser aplicada apenas nalgumas regiões e apenas nas apps mobile (independentemente de usarem dados móveis ou WiFi), sendo que através do browser a qualidade pré-definida até aparece como 1080p.


Uso do Google Classroom dispara com encerramento das escolas



O fecho das escolas devido ao coronavirus tem feito com que escolas e professores procurem formas alternativas para darem aulas à distância, e um dos serviços que mais tem beneficiado com isso é o Google Classroom, que nos EUA saltou directamente para o top 5 das apps mais populares - quando anteriormente nem sequer figurava no top 100.

Também por cá temos assistido a tendências idênticas, embora ainda sem haver nenhum sistema "estabelecido". Há professores que têm usado email para enviar trabalhos para os pais passarem aos filhos; há outros que recorrem a serviços de videoconferência para fazerem aulas virtuais; outros que usam grupos do WhatsApp; enfim... cada um vai-se "desenrascando" como acha mais adequado.

... Esperemos que em resultado disto possa surgir uma plataforma mais adequada para este tipo de eventualidades.


Arábia Saudita está a espiar localização dos seus cidadãos nos EUA



A Arábia Saudita está a tirar partido de vulnerabilidades conhecidas nas redes móveis (o famoso serviço SS7 conhecido há mais de uma década) para seguir a localização de cidadãos seus quando se deslocam aos EUA.

O serviço SS7 faz parte da infraestrutura das próprias redes, sendo o que permite saber "onde" um telemóvel está para que as chamadas possam ser direccionadas para o país e local adequado, mas pode também ser abusado para fazer com que seja possível saber onde esteja qualquer smartphone - sem que haja forma de o conseguir evitar. E neste caso, os três principais operadores da Arábia Saudita fizeram milhões de pedidos de localização de smartphones nos EUA, durante um período de vários meses, sem que houvesse qualquer justificação para tal.


Tesla Model Y/3 com suspensão pneumática volta a aparecer



Embora Elon Musk tenha negado que existem planos para lançar um Model 3 / Model Y com suspensão pneumática, voltam a surgir indicações de que isso está mesmo a ser preparado; desta vez com a referência ao "Tesla Air Supension" a surgir numa imagem que mostra o sistema eléctrico de 12V do Model Y.

Embora não se possa criticar demasiado, sabendo-se que a intenção era evitar que os potenciais interessados nos Model 3/Y não adiassem as suas compras; Elon Musk não conseguirá evitar as críticas de que estava deliberadamente a "enganar" os clientes ao dizer que estes modelos não iriam receber a suspensão melhorada.


Curtas do dia


Resumo da madrugada




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)