2020/03/28

Teclado mecânico ergonómico com Raspberry Pi Zero W


Um fã do teclado Microsoft Natural Keyboard Elite não encontrou um substituto com tudo aquilo que queria, por isso meteu mãos à obra e criou o seu próprio teclado mecânico ergonómico, com duas metades separadas, usando um Raspberry Pi Zero W e teclas Cherry MX.

Para muitas pessoas, um teclado é apenas um acessório que, quando se avaria, os faz comprar o mais barato que encontrarem. Para outros, é um apreciado aliado, que justifica investimentos avultados em teclados mecânicos (embora também já seja possível encontrar teclados mecânicos a preços mais acessíveis). E por último, temos ainda o subgrupo daqueles que, na ausência de um teclado com todas as características que procuram... constroem o seu.

É precisamente isso que acontece com este teclado mecânico destacável Cherry Pi.


Inspirado por um Microsoft Natural Keyboard Elite, que após duas décadas de uso começou a dar sinais de que já não iria durar muito mais tempo, Gosse Adema procurou por alternativas. Infelizmente, a lista de potenciais teclados que encontrou não o deixaram satisfeito, e daí a ideia de criar o seu próprio teclado.


Criar um teclado não é propriamente uma coisa complicada, mas há alguns aspectos curiosos neste projecto, como o facto de usar um Raspberry Pi Zero W em vez de um mais simples microcontrolador estilo Arduino. Mas, independente das opções tomadas, em termos de design, teclas Cherry MX escolhidas, e tudo o resto, o mais importante é que se trata de um Instructable bastante pormenorizado que poderá auxiliar todos os que estejam a contemplar embarcarem num projecto idêntico.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)