2020/03/29

LIDAR do iPad Pro 2020 com oclusão em Realidade Aumentada


A grande novidade do novo iPad Pro apresentado pela Apple é a presença de um LIDAR na traseira, e já se começa a poder ver aquilo que pode fazer para tornar as apps de realidade aumentada mais realistas.

A acompanhar a chegada deste novo iPad tivemos uma actualização ao ARKit da Apple, que passa a disponibilizar toda uma série de novas funcionalidades possíveis graças às capacidades de detecção 3D muito mais avançadas do que as que eram possíveis anteriormente. E uma delas tem impactos enormes a nível do realismo das imagens em realidade aumentada.

Quem já tiver experimentado apps de realidade aumentada em iPhones e iPads saberá que é possível ter resultados incrivelmente bons, mas que depressa desaparecem assim que surge qualquer coisa no ecrã que deveria estar à frente dos objectos virtuais mas que acaba por ficar escondido atrás deles, já que esses elementos virtuais ficavam sempre "sobrepostos" a tudo o que fosse apanhado pela câmara. Pois bem, com o novo iPad Pro e graças ao LIDAR, é possível fazer-se melhor.



O Mac Pro que vemos no vídeo é um objecto virtual mas, como se pode ver, já consegue ser apresentado "atrás" de elementos que aparecem no mundo real.

É certo que as coisas ainda não são perfeitas, e se nota uma "margem" de segurança na oclusão (e objectos mais pequenos parecem não ser ainda correctamente detectados), mas já serve como um exemplo do rumo que as coisas estão a levar e o tipo de coisa que irá ser melhorado no futuro.~

Dito isto, será pouco aconselhável que invistam num destes iPad Pro por agora, já que basicamente é o iPad Pro anterior, com o mesmo CPU apenas com o GPU desbloqueado - com 8 cores em vez de 7 - e com as câmaras melhoradas. Quem o fizer estará a servir de "beta tester" para esta funcionalidade, que daqui a um ano ou dois já deverá estar mais amadurecida e contar com apps que façam mais do que ser simples curiosidades (e nessa altura já se terá direito a um iPad Pro devidamente actualizado, com novo CPU, etc.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)