A grande novidade do novo iPad Pro apresentado pela Apple é a presença de um LIDAR na traseira, e já se começa a poder ver aquilo que pode fazer para tornar as apps de realidade aumentada mais realistas.
A acompanhar a chegada deste novo iPad tivemos uma actualização ao ARKit da Apple, que passa a disponibilizar toda uma série de novas funcionalidades possíveis graças às capacidades de detecção 3D muito mais avançadas do que as que eram possíveis anteriormente. E uma delas tem impactos enormes a nível do realismo das imagens em realidade aumentada.
Quem já tiver experimentado apps de realidade aumentada em iPhones e iPads saberá que é possível ter resultados incrivelmente bons, mas que depressa desaparecem assim que surge qualquer coisa no ecrã que deveria estar à frente dos objectos virtuais mas que acaba por ficar escondido atrás deles, já que esses elementos virtuais ficavam sempre "sobrepostos" a tudo o que fosse apanhado pela câmara. Pois bem, com o novo iPad Pro e graças ao LIDAR, é possível fazer-se melhor.
Well even if it doesn’t work that great, it’s pretty neat. “LIDAR” sensor on the new iPad tries to object mask. It’s generally much better at keeping this in the same place as well and handling depth better. See how it’s sitting perfectly on the desk? pic.twitter.com/Lsf0fU8dFj— Quinn Nelson (@SnazzyQ) March 28, 2020
O Mac Pro que vemos no vídeo é um objecto virtual mas, como se pode ver, já consegue ser apresentado "atrás" de elementos que aparecem no mundo real.
É certo que as coisas ainda não são perfeitas, e se nota uma "margem" de segurança na oclusão (e objectos mais pequenos parecem não ser ainda correctamente detectados), mas já serve como um exemplo do rumo que as coisas estão a levar e o tipo de coisa que irá ser melhorado no futuro.~
Dito isto, será pouco aconselhável que invistam num destes iPad Pro por agora, já que basicamente é o iPad Pro anterior, com o mesmo CPU apenas com o GPU desbloqueado - com 8 cores em vez de 7 - e com as câmaras melhoradas. Quem o fizer estará a servir de "beta tester" para esta funcionalidade, que daqui a um ano ou dois já deverá estar mais amadurecida e contar com apps que façam mais do que ser simples curiosidades (e nessa altura já se terá direito a um iPad Pro devidamente actualizado, com novo CPU, etc.)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)