2020/03/28

Nvidia mostra LidarNet para automóveis autónomos


Processar e interpretar a informação captada por um LIDAR montado num automóvel não é tarefa fácil, mas a Nvidia dá uma ajuda com o seu LidarNet.

Embora alguns fabricantes (nomeadamente a Tesla) se mantenham teimosamente afastados dos LIDARs, muitos outros consideram-nos indispensáveis para permitirem uma visão 3D do mundo em redor dos automóveis autónomos. O problema é que um LIDAR, por si só, dá como resultado uma nuvem de milhões de pontos situados num espaço tridimensional (a chamada "point cloud") e a parte mais difícil é tentar determinar a que efectivamente corresponde cada um desses pontos: será parte da estrada, ou um passeio, ou um outro automóvel, ou um edifício, ou um peão?

É aí que entra o LidarNet da Nvidia, que é apresentado como um sistema mais eficiente e com menor taxa de erros neste tipo de detecção, e que consegue identificar devidamente a estrada, passeios, veículos, peões, bicicletas, e demais elementos pertinentes para um automóvel autónomo.

.... Claro que a Nvidia tem interesse em desenvolver estes sistemas, já que isso significa que mais fabricantes irão utilizar os seus GPUs para acelerar este processamento nos seus automóveis... :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)