2020/03/05

Apple abre as portas à publicidade nas notificações


Os utilizadores de iOS que já enfrentam notificações em excesso terão em breve que se preocupar com publicidade via notificações - que passam a ser permitidas pela Apple.

Até ao momento a Apple proibia o uso de notificações para fins publicitários ou promocionais, mas a partir de agora isso será permitido - talvez em resposta ao facto da própria Apple também usar ocasionalmente notificações para esse fim.

No entanto, ao contrário da Apple, que nunca pediu autorização aos utilizadores para enviar esse tipo de notificações, as apps que desejarem enviar publicidade via notificações só o poderão fazer depois de obter o consentimento expresso dos utilizadores. Algo que suspeito que dará origem a técnicas bastante criativas por parte de alguns developers para "incentivarem" essa opção por parte dos utilizadores: talvez prometendo uns quaisquer créditos extra num jogo, ou outro benefício duvidoso nas suas apps.

Felizmente, o controlo das ditas notificações continuará a estar a cargo dos utilizadores, que podem sempre dar um salto às definições e bloqueá-las para qualquer app que considerem que esteja a abusar desse privilégio (no caso das apps para as quais deram inicialmente essa permissão). Mas o melhor mesmo é recusar as notificações logo desde o primeiro momento em que se instala uma app - tirando algumas poucas excepções, em que sejam mesmo úteis. (Mais chato é quando, mesmo reduzindo as notificações apenas a umas poucas apps, continuamos a enfrentar dezenas ou centenas de notificações por dia!)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)