2020/03/05

Google passa entrevistas de emprego para o Hangouts


O coronavirus (COVID-19) continua a provocar alterações nos mais diversos níveis nas empresas, e agora a Google anuncia que até as entrevistas de emprego presenciais ficam suspensas, sendo substituídas por entrevistas remotas via Hangouts.

A Google não é a única empresa a tomar medidas para reduzir a interacção directa / exposição ao virus. Também o Facebook e a Amazon tinham já anunciado que as entrevistas presenciais ficarão suspensas, e muitas delas têm também aplicado restrições a nível de viagens para destinos de maior risco, ou até recomendando que a maior parte dos seus colaboradores trabalhe remotamente a partir de casa.

De relembrar também que a Google cancelou o Google I/O 2020, o seu maior evento anual, que também será substituído por sessões online via streaming; e muitos outros eventos têm também sido cancelados para prevenir os riscos de infecção, como aconteceu com o MWC em Barcelona e o F8 do Facebook.

O COVID-19 já infectou mais de 90 mil pessoas por todo o mundo e provocou mais de 3200 mortes; e mesmo não sendo motivo para pânico entre a população saudável, torna-se bastante problemático para pessoas com sistemas imunitários mais vulneráveis.

Vai ser interessante ver se a maior eficiência que muitas destas medidas implicam (trabalho remoto, eventos e apresentações que evitam viagens de pessoas de todo o mundo passarem a simples apresentações via live-streaming, etc.) se poderão manter permanentemente para o futuro. É certo que continuará a haver casos em que a socialização e interacção frente a frente justificarão juntar pessoas fisicamente num mesmo local; mas para muitas outras coisas... será que realmente se justifica, quando poderia ser feito com muita maior eficiência e comodidade via video-conferência ou outro meio?

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)