2020/03/27

Assistente digital Celia da Huawei chega a 6 países e causa confusão com a Siri da Apple


A acompanhar os novos P40, a Huawei anunciou também o lançamento da sua assistente digital Celia em 6 países ocidentais e em três línguas. Mas essa chegada não vai ser apreciada por quem tiver equipamentos com a Siri por perto.

Com a impossibilidade de usar os serviços da Google, a Huawei tem estado a replicar tudo usando os seus próprios serviços, e obviamente que isso inclui também o seu próprio assistente digital em vez do Google Assistant que até aqui era utilizado. Assim, os novos Huawei P40 vêm com a nova assistente digital Celia, que fica disponível em Inglês, Francês e Espanhol, e nos seguintes países: Reino Unido, França, Espanha, México, Chile e Colômbia.


A assistente permite fazer o tipo de coisas habitual, como enviar mensagens, marcar temporizadores, informar sobre o estado do tempo, criar eventos, etc. Mas a questão que já começa a levantar alguma polémica é que a sua activação através de um "Hey Celia" se revela demasiado parecida com o "Hey Siri" nos produtos da Apple, e faz com que a Siri também seja activada no caso de pessoas que tiverem um iPhone, iPad, HomePod, etc. por perto.

É algo que por agora só poderá ser resolvido desactivando a activação por voz, e recorrendo à activação física ao pressionar o botão de power dos P40 durante um segundo.


No entanto, a pergunta que se coloca é mesmo: será possível aos P40 sobreviverem no ocidente sem o acesso a Play Store e às apps da Google?

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)