2020/03/10

Google remove AnTuTu da Play Store


A limpeza de apps da Cheetah Mobile da Play Store fez com que também desaparecessem as populares apps de benchmark do AnTuTu.

Quem procurar as apps AnTuTu 3DBench, AnTuTu Benchmark, e AITutu Benchmark (para benchmarks A.I.) na Play Store vai ficar surpreendido por não as encontrar. Embora sejam algumas das apps de becnhmark para Android mais populares, parecem não ter escapado à razia que a Google tem aplicado às apps da Cheetah Mobile, que tem a péssima reputação de comprar apps populares para depois lhes aplicar publicidade em excesso ou compras in-app abusivas.

Infelizmente, parece que o AnTuTu também foi comprado pela Cheetah Mobile - mesmo se por agora ainda não aparente recorrer ao tipo de tácticas abusivas a que a empresa está associado - e por isso também foi removido da Play Store.

O CEO da AnTuTu já veio tentar esclarecer a situação (e o seu desagrado), dizendo que a Cheetah Mobile nunca fez qualquer alteração na sua app, e que o facto de ter como presidente / gestor o CEO da Cheetah Mobile é meramente um requisito burocrático da aquisição, que em nada afecta o funcionamento ou desenvolvimento "normal" da app.

... Não afecta, até ao dia em que afectar. E considerando o volume de utilização da app, acho que a Google preferiu jogar pelo seguro, e não arriscar que um destes dias uma qualquer actualização da app injectasse potencial adware ou malware em centenas de milhares de utilizadores que confiam na app.

Por agora, o site do AnTuTu está a apontar para a instalação directa do APK, algo que até pode acabar por deixar os utilizadores em maior risco, por terem que aceitar fazer a instalação da app a partir de uma fonte "desconhecida".

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)