2020/03/26

iFixit confirma teclas sem problemas nos novos MacBook Air


Depois de muitos anos de sofrimento dos utilizadores - e do chamado "enterrar a cabeça na areia" por parte da Apple - finalmente lá chega um MacBook com teclas à moda antiga, sem problemas.

O site iFixit já abriu o novo MacBook Air, e confirmou o adeus aos teclados com o problemático mecanismo borboleta, regressando ao velho mas confiável mecanismo de tesoura. A situação revela-se quase demasiado ridícula para ser levada a sério, já que demonstra uma completa falta de bom senso (e de perspectiva?) da Apple, ao ter insistido em usar um teclado que ia somando queixas e mais queixas por parte dos utilizadores, e tudo por causa de uma poupança de 0.5 mm na espessura!

Será que esses 0.5 mm justificam todos os problemas e frustrações causados durante a última meia década, e que se irão prolongar por muitos mais anos, já que os problemas dos teclados se irão manter para todos os MacBooks com os ditos teclados que permanecerem em utilização? Penso que não; e por outro lado, também temos a confirmação da desculpa esfarrapada da Apple de que as películas de silicone que adicionou nos teclados anteriores eram para "silenciar" as teclas, quando na verdade eram para tentar minimizar os problemas com a entrada de detritos no mecanismo; já que nestas novas teclas nem sequer existe esse "pedaço de silicone de alta tecnologia". Custa assim tanto admitir quando se falha, em vez de arranjar estas desculpas que todos sabem ser falsas?


Mas, embora a questão das teclas fique resolvida, nem tudo é perfeito neste novo MacBook. O teclado continua a estar integrado na caixa do MacBook, obrigando a desmontar todo o portátil para se ter acesso ao mesmo e, pior ainda, volta a insistir na utilização de RAM e SSD soldado - impossibilitando o processo de upgrade e tornando imensamente mais difícil a sua reparação por parte do cliente final (algo que vai directamente contra as iniciativas do "direito a reparar").

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)