2020/03/26

Bug em SSDs da HP inutiliza-os após 40 mil horas

A HP Enterprise está a alertar os seus clientes para um "bug" com consequências potencialmente catastróficas: alguns dos seus SSDs empresariais podem ficam inutilizados assim que atingirem as 40 mil horas de funcionamento.

A falha não afectará utilizadores finais, uma vez que diz respeito ao segmento empresarial, de SSDs SAS de 800GB e 1.6TB destinados a sistemas de armazenamento RAID. No entanto é também precisamente por isso que a situação se pode tornar caótica, já que de uma só vez poderá inutilizar múltiplos SSDs num sistema RAID - coisa que não seria esperada - e fazer desaparecer terabytes de informação.

A HPE não descreveu em detalhe este bug que inutiliza SSDs após 40 mil horas em funcionamento, dizendo apenas que não está relacionado com outro bug revelado há alguns meses, de outros SSDs que também falhavam após 32768 horas (um número que será mais reconhecível para os programadores). Será praticamente inevitável que surjam "teorias da conspiração" referentes à obsolescência programada, e temporizadores secretos nos equipamentos para garantir que deixam de funcionar após X tempo. E neste caso, este bug não só faz com se percam os dados do SSD, como também impede que se volte a utilizar o SSD.

A HPE diz que o problema não é tão grave de imediato, uma vez que as 40 mil horas garantem um tempo de utilização de 4 anos, 206 dias e 16 horas; e que tendo em conta a data de lançamento dos produtos afectados, esta falha só se poderá começar a fazer sentir lá para Outubro, dando por isso tempo suficiente para que os responsáveis tratem de actualizar o firmware dos SSDs.

... Quem não o fizer por distracção ou desconhecimento, na altura depressa descobrirá o que se passa!

1 comentário:

  1. E os SSDs empresariais deles devem ser baratinhos. Mais vale comprar dos consumer a triplicar.

    ResponderEliminar