2020/03/29

Nest e coronavirus demonstram a importância das casas inteligentes não dependentes da cloud


A maior instabilidade e problemas no acesso à internet neste período em que milhões de pessoas ficam em casa e dão mais uso à internet devido ao coronavirus, demonstra também porque é essencial não ficar dependente de serviços na cloud quando se trata de escolher os equipamentos e sistemas para as ditas "casas inteligentes".

Neste caso o alerta das chatices causadas por problemas de acesso ao serviço chega por parte da NEST, uma marca que não terá grande expressão por cá, mas o mesmo tipo de alerta se pode / deve aplicar a todo e qualquer serviço que esteja dependente do acesso à cloud para funcionar.

É completamente ridículo que se adopte em casa um serviço que dependa exclusivamente do acesso à internet para funcionar, e que na eventualidade de se ter uma falha da ligação, ou problemas nos servidores do serviço, fique completamente inutilizável!


Estão a imaginar o que seria não poderem aceder ou apagarem as luzes quando ficassem sem internet, ou ficarem sem os agendamentos para ligar ou desligar aparelhos, ou que uma câmara de vigilância deixasse de detectar movimento?

Não que essa ligação à cloud seja má, em si, O que se passa é que todos estes serviços deveriam estar concebidos para tratar a cloud / internet como um "extra", sem que isso impedisse o seu funcionamento em modo local quando não se tem ligação à internet. É algo que é meramente lógico e seria simples de assumir que todos os fabricantes se preocupariam com isso - mas infelizmente não é o caso (até a Sonoff demorou vários anos até implementar esse tipo de controlo local!)

É mais um detalhe que importa ter em conta, sob pena de muitas pessoas descobrirem que a sua casa supostamente inteligente passa a ser incrivelmente burra assim que passarem pela primeira falha de acesso à internet, ou de problemas nos servidores do serviço, ou até da eventualidade do fabricante ter ido à falência e ter desligado os seus servidores.

2 comentários: