2020/03/21

SMS enviado de satélite para smartphone no solo faz história


A startup aeroespacial Lynk conseguiu enviar, pela primeira vez, um SMS directamente de um satélite para um smartphone comum no solo, sem necessidade de alterações de hardware ou utilização de antenas de retransmissão no solo.

Embora muito se fale das constelações de satélites que prometem revolucionar o acesso à internet, todas elas - até à data - necessitam de equipamentos especiais para se comunicar através delas, ou então são concebidas para se ligarem a antenas celulares no solo, que farão a conversão para as frequências utilizadas pelos smartphones. No entanto, a Lynk está a apostar em algo diferente.

Em vez de tentar convencer as pessoas a comprarem novos equipamentos, o seu satélite é capaz de fornecer conectividade directamente a um smartphone convencional no solo - e demonstrou-o ao enviar um SMS pela primeira vez, de um satélite directamente para um smartphone em terra, actuando como se fosse uma torre celular... apesar de estar no espaço.

Apesar de serem necessários milhares de satélites para garantir uma cobertura global, a Lynk refere que têm várias coisas a seu favor, como o facto de usarem satélites bastante compactos (com apenas 25 kg), e com o atractivo de poderem fornecer serviço directamente aos consumidores finais, nos smartphones e telemóveis que já usam, sem qualquer hardware extra.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)