2020/03/30

VW esclarece 7 mitos sobre carros eléctricos


Aproximando-se da data de lançamento do ID.3 (se não aproveitar o coronavirus para justificar alguns potenciais atrasos), a VW achou que estaria na altura de esclarecer alguns dos mitos frequentemente utilizados para criticar os carros eléctricos.

Mito #1 - Os carros eléctricos são tão maus para o ambiente como os carros com motores a combustão
Factos: Os carros eléctricos já são mais amigos do ambiente que os carros a gasolina, gasóleo e híbridos. Estudos confirmam as vantagens ambientais dos carros eléctricos.

Mito #2 - Apenas os mais endinheirados podem comprar um carro eléctrico.
Factos: O preço de aquisição do OD.3 1st na Alemanha, com ajuda do subsídio ambiental, é mais barato que o de um carro idêntico com motor a combustão.

Mito #3 - As baterias degradam-se demasiado depressa e vão poluir o ambiente.
Facto: A VW garante a capacidade da bateria durante 8 anos ou 160 mil quilómetros. As baterias podem ser recicladas no final de vida sem produzir resíduos tóxicos.

Mito #4 - Os carros eléctricos servem apenas para pequenas distâncias.
Factos: O VW ID.3 1st precisa de apenas 30 minutos para ser carregado com energia suficiente para percorrer 290 km (WLTP). Existem mais de 2200 parques de carregamento rápido a serem construídos pela Europa.

Mito #5 - Não existem postos de carregamento por perto para carregar um carro eléctrico.
Facto: Existem mais de 24 mil postos de carregamento só na Alemanha. Contabilizando postos de carregamento de todos os fornecedores, são mais de 150 mil postos de carregamento espalhados pela Europa.

Mito #6 - Os carros eléctricos podem incendiar-se facilmente e não se consegue apagar o fogo.
Factos: Os especialistas asseguram que os carros eléctricos são tão seguros que os carros convencionais. O software de gestão das baterias e célula de protecção em aço protegem a integridade da bateria.

Mito #7 - Não existem minérios suficientes para produzir as baterias e a sua extracção prejudica o ambiente e populações locais.
Factos: Existem minérios suficientes para as necessidades dos próximos 150 anos. A VW usa apenas minérios de fontes limpas para a produção dos seus carros eléctricos.



É natural que à medida que mais fabricantes forem fazendo a transição para os carros eléctricos, todos eles comecem a investir em campanhas como esta para assegurar os futuros clientes. Curioso é que isso significará que alguns deles tenham que dar o dito por não dito, especialmente nos casos de fabricantes que fizeram campanhas "anti-eléctricos" a contribuir para a existência de alguns destes mitos! ;P

4 comentários:

  1. Há é falta de soluções competitivas para colocar postos de carregamento em condomínios onde os carros estão estacionado sem boxes individuais, mas sem ligação ao quadro electrico de cada apartamento, ou seja usando uma instalação comum do condomínio que não está dimensionada para tal nem permite controlar consumos.

    ResponderEliminar
  2. Ena, eu antes era um eletro-cético, mas agora, depois deste esclarecimento por parte da VW fiquei totalmente convencido.
    Que textos esclarecedores. Que racionalidade e clareza de informação.
    Sem dúvida, antes tudo era confuso e sem sentido.
    Agora já não tenho mais dúvidas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. +1 , realmente deviam ter colocado esta equipa de marketting a explicar o caso dieselgate... tinha sido tudo tão mais claro!!!

      Eliminar
  3. Com a baixa do petróleo, crise mundial dos próximos tempos, não prevejo grandes vendas de automóveis, muito menos elétricos.

    ResponderEliminar