2020/03/04

WhatsApp ganha Dark Mode


Depois de muitos meses em testes, o Facebook lança finalmente para o público a versão do WhatsApp com modo escuro disponível.

Embora seja fã do "dark mode" e entenda as suas vantagens - algumas delas comicamente demonstradas no vídeo de lançamento desta funcionalidade - continuo a achar um pouco ridículo o destaque que se dá a algo tão simples quanto isto. Até parece que as pessoas se esqueceram de todos os programas que, há várias décadas atrás, já permitiam que os utilizadores usassem diferentes temas / cores, e até criassem os seus próprios (nem chego ao ponto do WinAmp, que permitia uma transformação completa do seu interface!)

Mas pronto, os utilizadores do WhatsApp podem agora activar o modo escuro nas apps Android e iOS... mas com algumas condicionantes.


Quem tiver equipamentos com Android 9 ou mais antigo poderá fazê-lo em Settings > Chats > Theme > "Dark". Quem tiver Android 10, terá que o fazer através do dark mode do sistema. Em iOS, a funcionalidade fica apenas disponível para quem estiver no mais recente iOS 13, e também preso ao modo do sistema.

... Continuando a parte do "ridículo" acima, considero igualmente ridículo que os developers assumam que sabem o que é melhor para os utilizadores! Porque não disponibilizar este modo como sendo "Light", "Dark" ou "Auto (System)" para que todos ficassem satisfeitos? Eu tenho o modo de sistema agendado para se activar quando é de noite e desligar quando é de dia, mas tenho apps que prefiro ter em modo escuro o dia todo. Enfim... se calhar daqui por mais uma década lembram-se de fazer isso, e anunciá-lo como sendo uma grande novidade.



P.S. Quem não for fã do padrão do background pode escolher uma imagem de fundo escura com cor sólida e tratar do assunto.

7 comentários:

  1. iOS 13.4 e não tem ainda opção de mudar o tema para escuro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No iOS está dependente do modo que está configurado no próprio iPhone, tal como mencionado no artigo. Não é uma opção disponível na app.

      Eliminar
  2. Android 10 e também não.

    ResponderEliminar
  3. o meu p smart 2019 actualizou para o a10 a 2 dias e nao tem opcao nenhuma de darkmode po whatsapp, qual abro o whatsapp esta escuro o logotipo mas depois no chat esta normal

    ResponderEliminar
  4. No iOS 13.3.1 está a funcionar...

    ResponderEliminar
  5. Mudem-se para o Telegram

    ResponderEliminar
  6. Android 9 e já tem...
    Definições -> Conversas -> Tema.

    ResponderEliminar