2020/04/27

Análise ao SSD portátil LaCie 500GB

Mais robustos que os discos portáteis convencionais com peças móveis, os SSDs portáteis tornam-se numa excelente opção para transportar centenas de gigabytes para qualquer lado e transferi-los com rapidez. Hoje, vemos que tal se comporta este SSD portátil USB-C da LaCie.


Este SSD portátil da LaCie, é pequeno e leve, sendo por isso fácil de transportar. Apresenta um design elegante e moderno e uma entrada USB-C, dispensando a utilização de cabos micro-USB cada vez mais em desuso. Está disponível com capacidades de 500 GB, 1 TB e 2 TB.

SSD portátil LaCie 500GB



Dentro caixa encontramos o SSD, documentação de referência e dois cabos USB-C, um deles com uma ficha USB tipo A. De salientar a ausência de uma bolsa de transporte, algo que poderia ajudar a não esquecermos o cabo USB-C.



O SSD portátil apresenta um design simples mas de alta qualidade, com rebordo em tons laranja dourado, a facilmente captarem a atenção do utilizador. É um produto muito compacto, medindo apenas 93,5x79x9,1mm. Estas reduzidas dimensões aliadas aos seus 100g de peso fazem deste SSD uma excelente proposta para que seja levado para todo o lado, permitindo ter sempre à mão capacidade de armazenamento para muitos documentos, imagens, músicas e vídeos.



Na frente, à esquerda, temos a porta USB-C. Do lado direito, um LED indicativo de estado. A porta USB-C respeita a especificação 3.0, apresentando por isso uma taxa máxima de transferência de 5Gbps (625/MBs).


Em funcionamento


Para testar o despenho deste SSD portátil, utilizámos o CrystalDiskMark e efectuamos a cópia de um ficheiro de grandes dimensões, armazenado num outro SSD.


Em leitura sequencial, este SSD portátil da LaCie registou 564MB/s em leitura e 523MB/s em escrita, valores em linha com o máximo teórico para a ligação USB 3.0.



Um teste mais em linha com a utilização que este produto poderá ter, revela-nos valores mais comedidos mas ainda assim bastante interessantes. A cópia de um ficheiro com 67GB foi copiado para o SSD LaCie a uma média de 302MB/s. Quando utilizados vários ficheiros com reduzida dimensão, a velocidade de transferência, como esperado, desce consideravelmente. Para um teste com 16295 ficheiros distribuídos por 133 pastas, perfazendo 523MB, a velocidade de trânsferência média caiu para os 22,7MB/s. (Uma dica que por vezes pode ajudar neste tipo de casos, é primeiro criar um ficheiro comprimido, e depois transferir o ficheiro comprimido único...)

Apreciação final




Este SSD portátil da LaCie alia um design bem conseguido a dimensões compactas, que fazem deste produto uma excelente opção para acompanhar o utilizador no dia a dia. A versão testada tinha 500GB, mas está igualmente disponível no mercado com 1TB e 2TB.

Em termos de desempenho, a ligação USB 3-0 com 5Gbps está longe de ser a mais rápida actualmente disponível no mercado mas, com 300MB/s para cópia de ficheiros de grandes dimensões, acaba por ser uma opção interessante, sobretudo quando a portabilidade for um requisito com elevado peso no processo de aquisitivo.

Com um preço na casa dos 140€ (120€ na Amazon Espanha), este SSD LaCie acaba por sair algo penalizado na avaliação final, pois é possível adquirir um SSD e uma caixa USB por valores semelhantes, sendo a portabilidade o único aspecto a ser (ligeiramente) afectado. Por esta razão, fica-se por um "morno".



SSD portátil LaCie 500GB
Morno

Prós
  • Design
  • Portabilidade
  • 2 cabos USB-C

Contras
  • Preço
  • Apenas USB 3.0



SSD portátil LaCie 500GB

Morno (3/5)

1 comentário:

  1. Concordo contigo Carlos, pelo preço espera-se mais. Eu sugiro a todos comprar uma caixa externa para SSD M2 (SATA ou NVMe) e meter um SSD que tenham dum PC (256 a 512 GB por exemplo) e gastam esse dinheiro num SSD 1 TB novo para o vosso PC

    ResponderEliminar