2020/04/27

Notícias do dia

Vodafone lança tarifário com dados móveis ilimitados por €20.99/mês em Espanha; sequência de caracteres sindhi encrava iPhones; Netflix mantém lançamentos de 2020 apesar do coronavirus; FCC aprova banda dos 6GHz para WiFi 6E; Elon Musk promete serviço Starlink beta daqui a 3 meses e satélites menos brilhantes; SAPO já corrigiu o bug que fazia a sua página gastar 30% de CPU no browser; satélite Intelsat 901 regressa ao activo após "boleia" em órbita; GeoShred deixa tocar "guitarradas" em iPhones e iPads; campanha de "sextortion" rendeu 500 mil dólares a atacantes; OnePlus 8 Pro atormentado por problemas no ecrã; e Apple disputa existência de 0-day no iOS em uso há dois anos.

Antes de passarmos às notícias de hoje, relembro que temos novo passatempo gadget da semana, que desta vez te dá oportunidade de ganhares uma máquina de cortar cabelo Enchen.

Microsoft Teams vulnerável a GIFs e links maliciosos



Para variar um pouco das questões de segurança do Zoom, descobriu-se que também o Microsoft Teams era vulnerável a ataques usando links maliciosos ou GIFs animados. Clicar num desses links ou simplesmente ver o GIF animado dentro do Teams faria com um token de autenticação fosse enviado para os atacantes, que a partir desse momento ficariam com a capacidade para ler todas as mensagens, enviar mensagens em nome da vítima, mudar permissões do grupo, assim como adicionar e remover utilizadores.


O processo podia ser automatizado, fazendo com que as vítimas infectadas enviassem os GIFs / links para os seus contactos, propagando o contágio.

Para os utilizadores do Teams, resta o conforto de saber que a Microsoft já corrigiu esta falha. Ficamos agora a aguardar pela próxima...


LXQt 0.15.0 já disponível



Quem procura um Linux com interface "levezinho" provavelmente já estará familiarizado com o Xfce e LXDE, usados pelo Xubuntu e Lubuntu respectivamente, mas este último conta agora com uma nova versão mais evoluída, o LXQt (Lightweight Qt Desktop Environment) que agora passa para a versão 0.15.0 com diversas melhorias.

Temos um novo gestor de ficheiros, melhor suporte para atalhos de teclado, possibilidade de usar diferentes wallpapers em cada ecrã em sistemas multi-monitor, configuração de brilho do ecrã quando o computador fica parado, e muitas outras coisas. Eu continuo a ser fã do Xfce, mas para os que preferirem o LXDE vale a pena espreitarem este LXQt.


Trailers da Netflix já funcionam no WhatsApp para Android



Quase meio ano após ter sido adicionado à versão iOS, é a vez de também o WhatsApp para Android ganhar a capacidade para reproduzir os trailers da Netflix partilhados nas mensagens, tal como acontece com os vídeos do YouTube.

Embora me pareça que continua a ser muito mais frequente partilharem-se trailers de séries e filmes Netflix usando-se o YouTube, sempre facilitará o processo de partilhar directamente conteúdos a partir da app da Netflix...


Deepfakes ao serviço da publicidade



Com as empresas de produção de vídeos também paradas por causa do Covid-19, são várias as que optam por recorrer à técnica dos deepfakes para reciclar vídeos antigos mas aplicar-lhes o tratamento digital com o objectivo pretendido.

Desta forma os segmentos pretendidos podem ser feitos sem necessidade de equipas de filmagens, bastando captar os rostos e aplicar a devida dose de "magia digital". No seguinte vídeo, o pivot Kenny Mayne (agora com 60 anos) regressou à juventude (38 anos) alterando um clip de 1998, para promover o documentário The Last Dance sobre Michael Jordan.



Poderá também ser visto como exemplo educativo de como não se pode / deve acreditar em tudo o que se vê, por muito realista que pareça.


Curtas do dia


Resumo da madrugada




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)