2020/04/04

Como criar um videoporteiro com um Raspberry Pi


As câmaras-campainha Ring são bastante populares mas, quem não quiser ficar dependente de um produto de uma empresa que tem tido algumas políticas duvidosas de partilha de informação com as autoridades, pode criar a sua própria câmara para por à porta e poder ver e falar com quem tocar à campainha.

No centro do sistema temos, mais uma vez, um versátil Raspberry Pi, apetrechado com uma câmara, ecrã, e botão, devidamente albergados numa caixa impressa em 3D (embora o pudessem colocar em qualquer outra caixa ou espaço adequado que já pudessem ter no local onde o pretendem instalar.

Recorrendo à velha máxima de não querer reinventar a roda, este projecto recorre ao Jitsi Meet para realizar uma videochamada entre quem estiver a tocar à porta e o dono da casa, assim simplificando toda essa parte do processo que, na prática, seria a mais complicada.

Portanto, a dificuldade de criar esta campainha de videochamada resume-se a juntar os componentes necessários, montá-los no receptáculo pretendido, e configurar o software. Poderá dar-se o caso de nem sequer necessitarem / quererem ter o ecrã montado no exterior (imagino que a maioria dos donos não queiram que a pessoa que toque à porta os possam ver), e nesse caso o projecto torna-se ainda mais simples, já que os componentes acessíveis do exterior passarão a ser a câmara e botão da campainha.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)