2020/04/04

IFTTT perde acesso ao Facebook Messenger

Quem tiver "receitas" do IFTTT que utilizassem o serviço Facebook Messenger terá que procurar alternativas, pois o serviço de mensagens do Facebook deixa de estar disponível na plataforma.

O IFTTT (If This Then That) é uma plataforma espectacular que não nos cansamos de recomendar, permitindo que qualquer pessoa, sem necessidade de grandes conhecimentos técnicos, consiga criar automações entre serviços completamente diferentes. Podem fazer com que lâmpadas inteligentes acendam ou apagam quando recebem um determinado email (ou a determinadas horas, ou quando alguém publica uma foto num qualquer serviço, ou quando a previsão do tempo for de chuva ou sol); ou até usarem-no para receberem notificações por email das promoções no Aberto até de Madrugada.

No entanto, a sua comodidade deixa-nos também dependente das entradas e saídas de serviços; e embora o IFTTT compreensivelmente prefira focar-se nos serviços que vão sendo adicionados, torna-se mais complicado lidar com as saídas de serviços populares. E desta vez, é o Facebook Messenger que sai do IFTTT.

É o risco da dependência em serviços externos, e que nos relembra que, por muito cómodos que possam ser, nunca deverão ser utilizados para funcionalidades críticas - ou pelo menos, que se esteja consciente de que poderão deixar de funcionar a qualquer momento, e será conveniente ir pensando em alternativas para lidar com essa eventualidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)