2020/04/12

Falsisign falsifica o processo de imprimir, assinar e digitalizar PDFs

Todas as pessoas que acharem ridículo o pedido para que imprimam um PDFs para o assinarem e voltarem a digitalizar para PDF, podem agora recorrer ao Falsisign para falsificar todo o processo de forma bastante mais eficiente e sem gastar papel.

O pedido para que se assine um PDF em papel, para voltar a ser digitalizado para PDF é, infelizmente, bastante frequente. Frequente ao ponto de muitas pessoas recorrerem a diversas ferramentas para aplicarem directamente a assinatura no PDF sem o imprimirem - mas nenhuma delas se preocupa com os detalhes como este Falsisign.

O Falsisign leva mesmo a sério a sua tarefa de falsificar todo o processo, e isso passa por simular também que a folha foi impressa e digitalizada novamente, com qualidade ligeiramente degradada e com o papel desalinhado. E para evitar que a assinatura seja sempre a mesma e potencialmente indique que há algo de estranho, pede ao utilizador que inicialmente faça a sua assinatura 27 vezes para que haja variações suficientes ao assinar o PDF.

O único problema é que o Falsisign é neste momento constituído por um conjunto de scripts, e por isso não será muito fácil de utilizar pela maioria dos utilizadores (até o processo de dizer onde deve ser colocada a assinatura é feito mediante coordenadas passadas como parâmetro). Mas suspeito que não demore muito para que alguém crie um interface gráfico para ele, ou que crie um programa pronto a usar com base nas suas funcionalidades, para que possa ser usado por muitas mais pessoas.

6 comentários:

  1. e usar a assinatura digital do cartão de cidadão.??!!
    Essa sim é uma assinatura digital...!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A maioria das pessoas nem sabe o que isso é, problema que se agrava ainda mais por nem sequer vir activada por defeito com os cartões de cidadão, é a pessoa que tem de tomar a iniciativa de pedir para activar.

      Eliminar
    2. @Skynet Então mas se uma pessoa quer algo, não é normal ela ter de tomar iniciativa? Não estou a ver o problema... Para não falar que essa iniciativa pode ser feita completamente do conforto do seu sofá, eu fiz o processo todo de casa e foi tudo bastante rápido por isso só não faz quem não quer.

      Eliminar
  2. A Adobe tem a opção para assinar documentos onde é possivel usar uma imagem que já temos no portatil ou podemos assinar no telemovel.
    Super facil e rápido, já usei várias vezes.
    Só não sei se é gratis, quando assinei já vinha com essa opção automáticamente.

    ResponderEliminar
  3. "Automaticamente". Palavras termindas em MENTE não têm acento gráfico.

    ResponderEliminar

[pub]