2020/04/12

Falsisign falsifica o processo de imprimir, assinar e digitalizar PDFs

Todas as pessoas que acharem ridículo o pedido para que imprimam um PDFs para o assinarem e voltarem a digitalizar para PDF, podem agora recorrer ao Falsisign para falsificar todo o processo de forma bastante mais eficiente e sem gastar papel.

O pedido para que se assine um PDF em papel, para voltar a ser digitalizado para PDF é, infelizmente, bastante frequente. Frequente ao ponto de muitas pessoas recorrerem a diversas ferramentas para aplicarem directamente a assinatura no PDF sem o imprimirem - mas nenhuma delas se preocupa com os detalhes como este Falsisign.

O Falsisign leva mesmo a sério a sua tarefa de falsificar todo o processo, e isso passa por simular também que a folha foi impressa e digitalizada novamente, com qualidade ligeiramente degradada e com o papel desalinhado. E para evitar que a assinatura seja sempre a mesma e potencialmente indique que há algo de estranho, pede ao utilizador que inicialmente faça a sua assinatura 27 vezes para que haja variações suficientes ao assinar o PDF.

O único problema é que o Falsisign é neste momento constituído por um conjunto de scripts, e por isso não será muito fácil de utilizar pela maioria dos utilizadores (até o processo de dizer onde deve ser colocada a assinatura é feito mediante coordenadas passadas como parâmetro). Mas suspeito que não demore muito para que alguém crie um interface gráfico para ele, ou que crie um programa pronto a usar com base nas suas funcionalidades, para que possa ser usado por muitas mais pessoas.

7 comentários:

  1. e usar a assinatura digital do cartão de cidadão.??!!
    Essa sim é uma assinatura digital...!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A maioria das pessoas nem sabe o que isso é, problema que se agrava ainda mais por nem sequer vir activada por defeito com os cartões de cidadão, é a pessoa que tem de tomar a iniciativa de pedir para activar.

      Eliminar
    2. @Skynet Então mas se uma pessoa quer algo, não é normal ela ter de tomar iniciativa? Não estou a ver o problema... Para não falar que essa iniciativa pode ser feita completamente do conforto do seu sofá, eu fiz o processo todo de casa e foi tudo bastante rápido por isso só não faz quem não quer.

      Eliminar
  2. A Adobe tem a opção para assinar documentos onde é possivel usar uma imagem que já temos no portatil ou podemos assinar no telemovel.
    Super facil e rápido, já usei várias vezes.
    Só não sei se é gratis, quando assinei já vinha com essa opção automáticamente.

    ResponderEliminar
  3. "Automaticamente". Palavras termindas em MENTE não têm acento gráfico.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar