2020/04/15

Fotógrafos não podem processar sites por exibirem as suas fotos via Instagram


Nos EUA chegou ao fim um processo iniciado em 2016, e que determina que um fotógrafo não pode processar um site por exibir as suas fotos via "embed" do Instagram.

O caso tinha tido origem depois de um site ter tentado obter os direitos para publicar uma fotografia num artigo, e falhado, e como alternativa recorreu à apresentação da foto directamente do Instagram da fotógrafa via "embed". A fotógrafa não apreciou essa manobra, e avançou para os tribunais.

Só que os tribunais deram razão ao site, uma vez que nas cláusulas de utilização do Instagram é referido que o serviço tem o direito de sub-licenciar os conteúdos lá publicados, qualquer site externo que utilize a opção de embed, disponível para todos os conteúdos públicos (quem não desejar isso, terá que usar o Instagram em modo privado).

A fotógrafa ainda tentou alegar que os termos de utilização do Instagram eram demasiado confusos, e que eram injustos, já que oferecem a difícil decisão de utilizar o serviço mas ficar sujeito a esta publicação em qualquer outro site sem pagamento de royalties, ou não o utilizar e dificultar o processo de expor os seus trabalhos e conquistar seguidores. Uma decisão sobre a qual o tribunal não se pronunciou, a não ser para dizer: se quer utilizar o serviço, tem que se seguir as regras que aceitou para o fazer.


Actualização: O Instagram parece ter mudado de ideias, e agora diz que não se pode fazer "embed" sem a autorização dos autores.

3 comentários:

  1. "A fotógrafa ainda tentou alegar que os termos de utilização do Instagram eram demasiado confusos, e que eram injustos"

    Mais valia ter dito a verdade, nem se quer os tinha lido, como a vasta maioria das pessoas. Depois choram quando acontecem estas coisas.

    Um amador ainda tudo bem (mesmo assim deviam ler os termos dos serviços que usam mas ok), mas quando é um chamado "profissional", é mostrar uma extrema burrice usar estes serviços para o seu negocio sem conhecer os seus direitos sobre o assunto.

    Aliás, em muitos destes serviços, os direitos das imagens são até perdidos no momento em que as metem lá. Esta gente acha que estes serviços são gratuitos porquê?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
  2. Eu sou fotógrafo e de certa forma, prefiro o embed do que simplesmente tirarem um screenshot e meterem no site sem créditos nem nada....

    ResponderEliminar