2020/06/06

Instagram diz que não se pode fazer embed das imagens sem autorização


Numa reviravolta inesperada referente a um caso de publicação de fotos via Instagram, a plataforma vem dizer que os sites não podem usar essas imagens sem a autorização dos fotógrafos.

O mais recente incidente tem a ver com um caso em que um site, depois de não ter conseguido obter os direitos para publicação de uma imagem, optou por fazer a inclusão da mesma no seu site através do "embed" directo do Instagram do fotógrafo. Isto porque, segundo decisões anteriores, os fotógrafos dão ao Instagram o direito dessa inclusão ser feita.

Mas agora, parece que o Instagram preferiu manter-se do lado dos fotógrafos no seu site - talvez para fazer esquecer que a própria plataforma falha ao disponibilizar controlo sobre o acesso às fotos que lá se publicam - e vem dizer que isso não é verdade, e que qualquer site que deseje fazer a integração de uma imagem continuará a necessitar da permissão do autor.

Um comunicado que não faz qualquer sentido, porque: 1) a integração de sites / conteúdos externos é algo que faz parte da web desde praticamente os seus inícios; 2) quando os sites não desejam que isso seja feito, é da sua responsabilidade não o permitirem. Por exemplo, o YouTube permite que os criadores de vídeos digam que os seus vídeos não podem ser vistos em sites externos; enquanto que o Instagram não disponibiliza qualquer opção aos autores: se quiserem ter as suas imagens visíveis publicamente são obrigados a deixar que possam ser incluídas em sites externos - e para não o serem, têm que colocar o seu canal como privado, impedindo que possam ser vistas até no Instagram por quem não os seguir.

Teria sido bastante mais produtivo que, em vez de dizer o que disse, o Instagram se limitasse a cumprir aquilo que já deveria ter feito há muito, disponibilizando a simples opção de, para cada imagem, o autor escolher se deixa que a imagem possa ser incluída num site externo ou não. Isso sim, seria uma demonstração eficaz do seu respeito pelos autores, em vez de disponibilizar uma ferramenta que depois diz que não se deverá usar.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)