2020/04/22

Google Duo melhora qualidade de vídeo e aumenta limite para 32 pessoas


A Google revelou mais uma ronda de melhorias para a sua app de videochamadas Duo, que em breve passará a suportar chamadas com até 32 pessoas simultâneas.

Entre o Hangouts e Google Meet, a Google continua também a aposta no seu Duo procurando tirar o máximo partido da necessidade de serviços de videochamada durante este época do Covid-19. Por isso, o Google Duo vai contar com uma série de novidades.

O Duo vai começar a usar o codec de vídeo AV1 que permitirá melhorar substancialmente a qualidade mesmo com largura de banda reduzida; vai permitir tirar uma "fotografia" dos momentos mais marcantes, dispensando a necessidade de se fazer uma captura de ecrã para guardar um momento para a posteridade; permitir enviar mensagens de vídeo; e não menos importante, aumentar o número máximo de utilizadores numa videochamada para 32 pessoas.



Por agora o limite máximo será de 12 pessoas (uma melhoria face ao anterior limite de 8 pessoas), mas a Google diz que esse número será expandido para as 32 nas próximas semanas. Valor que já permitirá utilizar o Duo como uma eventual alternativa do Zoom para videoconferências de turmas ou grupos de dimensão média.

O maior problema será mesmo a Google reconquistar a confiança dos utilizadores neste pós-Hangouts... Pois senão o Duo continuará a mercer a designação de "melhor app de videochamada que ninguém usa".

(Quem o experimentar irá seguramente ficar surpreendido pela qualidade de imagem que o serviço tem - o problema é que isso de nada serve se por lá não estiverem as pessoas com quem se deseja falar.)

4 comentários:

  1. O maior problema, neste momento, é mesmo não permitir conversas de grupo na web e isso nem estar para perto, aparentemente. Clássico Google: faz uma coisa de jeito, esquece-se de olhar para os concorrentes e ver o que faz as pessoas utilizar outras ferramentas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que o problema é olhar demais para os concorrentes: ei, vamos copiar (mal)... Esquecendo-se que já tinham serviços que faziam o mesmo, e bem.

      Eliminar
  2. Vivo numa zona do planeta algo remota e onde todo o tráfego gasto tem, muitas vezes de ser bem pensado. Acabei de fazer 2 Chanas de vídeo uma pelo Duo, e fiquei deveras surpreendido com a qualidade da vídeo chamada. E outra pelo WhatsApp de boa qualidade também.
    Se o Duo tivesse um serviço de chat para mandar as mensagens escritas...

    ResponderEliminar
  3. Pior que isso, é por exemplo o Facebook portal, tem uma capacidade de vídeoconferência brutal, suporta grupos e vários tipos de canais, seja browser, app, portal... muito mais barato, câmara com tracking..... Depois temos a Google hubs max 3x mais caros mas que não suportam vídeo conferência em grupos

    ResponderEliminar