2020/04/19

O funcionamento de uma válvula Tesla


Demonstrando que há sempre coisas novas para aprender, deparei-me por acidente com esta curiosa demonstração de uma válvula Tesla - coisa de que nunca tinha ouvido falar.

Desta vez estamos a falar de Tesla relativamente a Nikola Tesla e não à empresa criada por Elon Musk, sendo esta válvula Tesla uma das suas muitas invenções.

Inventada em 1920, esta válvula é curiosa no sentido em que consegue, sem qualquer partes móveis, fazer com que um gás consiga fluir sem qualquer impedimento num sentido, mas dificultar imensamente a sua passagem em sentido oposto. E para isso recorre a um percurso bastante original, que faz com que um gás em sentido "contrário" esteja repetidamente a ser redireccionado contra ele próprio, enquanto no sentido "normal" pode passar sem dificuldade.

O vídeo que se segue tenta demonstrar isso usando fogo para "visualizar" o gás, o que mesmo não sendo o mais correcto (um gás em ignição não representa propriamente o fluxo do próprio gás), não deixa de dar uma ideia de como a coisa funciona. Sendo que a parte mais importante é ter contribuído para dar a conhecer mais uma das invenções de Tesla que muitas pessoas poderiam nunca vir a conhecer.

2 comentários:

[pub]