2020/04/19

O funcionamento de uma válvula Tesla


Demonstrando que há sempre coisas novas para aprender, deparei-me por acidente com esta curiosa demonstração de uma válvula Tesla - coisa de que nunca tinha ouvido falar.

Desta vez estamos a falar de Tesla relativamente a Nikola Tesla e não à empresa criada por Elon Musk, sendo esta válvula Tesla uma das suas muitas invenções.

Inventada em 1920, esta válvula é curiosa no sentido em que consegue, sem qualquer partes móveis, fazer com que um gás consiga fluir sem qualquer impedimento num sentido, mas dificultar imensamente a sua passagem em sentido oposto. E para isso recorre a um percurso bastante original, que faz com que um gás em sentido "contrário" esteja repetidamente a ser redireccionado contra ele próprio, enquanto no sentido "normal" pode passar sem dificuldade.

O vídeo que se segue tenta demonstrar isso usando fogo para "visualizar" o gás, o que mesmo não sendo o mais correcto (um gás em ignição não representa propriamente o fluxo do próprio gás), não deixa de dar uma ideia de como a coisa funciona. Sendo que a parte mais importante é ter contribuído para dar a conhecer mais uma das invenções de Tesla que muitas pessoas poderiam nunca vir a conhecer.

6 comentários:

  1. Nao conhecia, obrigado por partilhares.

    ResponderEliminar
  2. Quanto mais mexemos na internet, mais coisas interessantes vamos descobrindo....

    ResponderEliminar
  3. Tesla, sempre surpreendente. Cada vez se fala mais sobre ele, a medida que se vão divulgando mais fatos sobre ele.

    ResponderEliminar
  4. Nikola Tesla foi um dos maiores gênios da ciência... isso todo mundo sabe, a questão é que a maioria de seus trabalhos não foi devidamente divulgada ou foi até mesmo "boicotada" por questões políticas e devido a lendária animosidade entre ele e Thomas Edison... É só pesquisar na internet "a rivalidade entre Tesla e Thomas Edison"...

    ResponderEliminar
  5. Tenho a nítida impressão de que Tesla desenvolveu sua válvula a partir de outro invento anterior: o silenciador para armas de fogo, patenteado cerca de 20 anos antes. O princípio de funcionamento é semelhante, embora o projeto de Tesla seja mais complexo.

    ResponderEliminar