2020/04/07

Operadoras britânicas tentam conter teoria da conspiração do 5G - coronavirus


No Reino Unido assistem-se a esforços redobrados, já que não só têm que tentar conter a pandemia do coronavirus / Covid-19, como também temos as operadoras de telecomunicação a tentarem conter a recente teoria da conspiração que diz que o que está a matar as pessoas é o 5G.

O problema nem seria problema se se tratasse de uma teoria da conspiração que se mantivesse no reino do virtual, dando apenas origem às habituais discussões de quem argumenta sem qualquer intuito de efectivamente validar cientificamente as suas "teorias" (basta relembrar o célebre momento daquele documentário sobre a Terra plana, em que quando uma das suas próprias experiências demonstrou que a Terra era curva, depressa se apressaram a arranjar desculpas ainda mais esfarrapadas para continuarem a viver no seu mundo de ilusão!) Só que aqui, a teoria tem dado origem a problemas bem reais, com várias torres de antenas no Reino Unido a terem sido incendiadas e diversos técnicos ameaçados e impedidos de fazerem os serviços agendados.

A situação é preocupante, pondo a infraestrutura de comunicações em risco num momento onde isso é particularmente crítico, e já deu origem a um comunicado conjunto das operadores de telecomunicações:
O comunicado reitera que não existe qualquer relação cientificamente demonstrada entre o 5G e o coronavirus, e que importa desmistificar as teorias falsas que andam a ser espalhadas.

Algumas delas tão manifestamente falsas que até dá dó pensar em como é possível haver pessoas que acreditam nisso, como supostas confirmações vindas do próprio CEO da Vodafone a dizer que o 5G mata pessoas! Enfim...


Se o caso não fosse sério, até sugeria aos fomentadores destas teorias que dissessem que o verdadeiro causador das mortes do coronavirus são os pórticos de pagamento das ex-SCUTs, e que esses sim, deveriam ser incendiados quanto antes! ;P

5 comentários:

  1. É engraçado que as expressões "pesquisem" e "acordem" aparecem muito neste tipo de discurso. É bom, serve para nos avisar de que o que estamos a ler não deve ter base científica nenhuma.

    ResponderEliminar
  2. Nem precisam perder tempo a responder a esse tipo de comentários. Por cá não tenho hábito de eliminar comentários, mas terra-planistas, anti-vacinas, e agora o 5G matador constituem a lista de excepções...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A"exceção que confirma a regra."

      Obrigado pelo excelente serviço Carlos.

      Eliminar
    2. +1 ao que diz o Vitor, mantém esses doidinhos longe daqui. Obrigado!

      Eliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar